Enfim, a normalização do consumo

Buscar
Publicidade

Opinião

Enfim, a normalização do consumo

O discurso de propósito das marcas cresceu, mas na prática, muito pouco foi feito


9 de novembro de 2018 - 6h00

Crédito: Fancycrave/Pexels

Não é novidade para ninguém que o consumo tenha se tornado, nos últimos anos, assunto recorrente nas mais diversas esferas – da política ao marketing, da economia à publicidade. Enquanto na academia nos debruçávamos sobre a dimensão simbólica do consumo e sua transversalidade à vida contemporânea, governos e mercados, respectivamente, enxergaram neste fenômeno a melhor chance de enfrentamento a uma crise econômica global e uma grande oportunidade de potencialização dos lucros. Ao consumo, tudo.

E não demorou para que marcas dos mais diversos segmentos, justamente em reação a essa maximização generalizada do consumo, transmutassem seus discursos. De fábricas produtoras e vendedoras de mercadorias, transformaram-se em instituições simbólicas representantes de valores. De empresas assentadas no mais sólido tecido industrial, alçaram-se ao patamar de entidades signicas, defensoras de causas típicas do mais abstrato tecido sociocultural. E foi assim que vimos as marcas assumindo inéditos papéis de representação e referência; vimos os produtos praticamente desaparecerem dos anúncios publicitários; vimos as marcas encabeçando propósitos.

Para vender maquiagem, mulheres trans. Para reposicionar cerveja, mulheres empoderadas. Para anunciar novo perfume, casais gays. Para oferecer serviços bancários, leitura para crianças. E muita gente acreditou que isso era efeito de uma mudança maior. Depositamos todas as nossas expectativas no consumo, esvaziando qualquer outra possibilidade de ação efetiva para a transformação da sociedade. Acreditamos, por anos, que bastava que as marcas trouxessem as questões sociais para os seus belos e perfeitos discursos, que nada mais precisaria ser feito. E assim, nada foi feito.

Demos às pessoas como única possibilidade de transformação o acesso a bens de consumo, a marcas idealizadas e a experiências prazerosas. Sentimo-nos orgulhosos de nosso país quando vimos o gigante despertar em anúncio de marca de uísque. E, quanto mais o consumo crescia, mais fomos aprendendo a pensar à sua semelhança. Ao ponto de assumirmos a lógica do consumo em tudo na vida. Estetizamos os discursos, condicionamos nossas práticas, simplificamos os pensamentos. Eliminamos dessa nossa vida ilusória o esforço diário no convívio com a diferença; o trabalho cotidiano pelo entendimento do contemporâneo; a dedicação constante em favor da cidadania e do respeito mútuo. Erguemos um inebriante mundo novo com o mais rarefeito, ilusório e inconfiável dos materiais: o consumo.

Só que os tempos mudaram, a roda da economia girou, as bolhas estouraram e a crise nos atingiu em cheio. Com menos dinheiro circulando, sem mais chances de consumir, o acesso ao consumo se encerra e nada mais para de pé, nada mais parece fazer sentido. Fomos capazes de esquecer por alguns instantes – por alguns anos, aliás – que, na publicidade, por definição, tudo é bonito, agradável e feito para vender. De modo que todas as causas que nela se viram talvez não tenham passado de mero panfleto, de mera vitrine, de mero artefato para o consumo.

Tivemos, nesses últimos anos, importantes e louváveis transformações no país? Sem dúvida.  Milhões de crianças e jovens tiveram acesso à educação formal? Milhões de pessoas deixaram a completa miséria? Minimizamos os históricos problemas da fome e da falta de água? Sim, isso é incontestável. Mas não há desenvolvimento econômico-social – este sim ligado diretamente ao consumo – que se baste sem o devido desenvolvimento humano, cognitivo e afetivo – este, temos que reconhecer, em quase nada favorecido pelo consumo.

É chegado o tempo de repensarmos a questão do consumo. Somos um país capitalista, em que o consumo é central, o que nos impede de simplesmente negá-lo. No entanto, é urgente que consigamos redimensioná-lo, tornando-o parte de uma ecologia política, cidadã e promotora do efetivo desenvolvimento humano – cognitivo e emocional. O desafio que se impõe à publicidade e aos publicitários é não se acomodar no mero reconhecimento da sua participação nesse processo, mas assumir que o seu fazer profissional é e deve ser político. E deve, ao fim e ao cabo, favorecer, antes de qualquer coisa, a normalização do consumo.

 

*Crédito da foto no topo: Vedanti/Pexels 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A importância de ter olhares diversos na construção de uma marca

    Desafios e as estratégias necessárias para manter uma reputação sólida em um mundo em constante mudança

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais