O futuro da educação corporativa durante e no pós-pandemia

Buscar

O futuro da educação corporativa durante e no pós-pandemia

Buscar
Publicidade

Opinião

O futuro da educação corporativa durante e no pós-pandemia

O ensino a distância corporativo disruptivo pode ajudar os times a encontrarem novas formas de aprenderem juntos por meio da tecnologia


31 de maio de 2021 - 18h14

(Crédito: J. Kelly Brito/ Unsplash)

As empresas ainda estão se adaptando ao momento de pandemia e projetando avanços significativos na modalidade de trabalho. O home office deixou de ser uma simples tendência e virou uma forte realidade. A estratégia do trabalho remoto abriu portas para uma nova visão de mercado e modelo de negócios mais criativo e inovador.

Com o aumento da competitividade, especializações constantes, digitalização e automatização dos processos, avanços estratégicos baseados em novas tecnologias e adequação das tendências de mercado, as empresas têm se voltado cada vez mais para o ensino a distância corporativo (e-learning corporativo, EAD corporativo e educação corporativa online).

A educação corporativa online é uma importante estratégia para desenvolver os colaboradores remotamente dentro dos objetivos empresariais e da cultura organizacional. É a solução adotada pelas empresas para treinar seus stakeholders utilizando plataformas EAD, vídeos conferências e e-books.

O ensino a distância corporativo disruptivo pode ajudar os times a encontrarem novas formas de aprenderem juntos por meio da tecnologia como uma ferramenta transformadora.

De um lado existe uma demanda “latente” de empresas precisando qualificar seus colaboradores, e de outro, profissionais demandando qualificação constantemente (competências, habilidades e técnicas) de uma maneira prática, rápida, objetiva e flexível. O mundo digital trouxe benefícios ao processo de treinamento que são irreversíveis e fundamentais para as empresas.

Mesmo antes da pandemia, a educação corporativa online vinha ganhando espaço nas organizações devido às evoluções para o escalonamento dos treinamentos, redução de custos na produção de novos conteúdos, atualização constante das informações (dinamismo dos negócios) e maior flexibilidade dos processos de aprendizado.

Com as restrições do trabalho presencial no momento da pandemia, as empresas estão repensando seus treinamentos. O uso das plataformas educacionais online é vital para o desenvolvimento das equipes em momento de crise, pois quanto mais capacitado um colaborador, mais motivado, atualizado e engajado ele estará em seu ambiente de trabalho e melhores resultados para a organização deverá entregar.

A transição do mundo offline para o online faz com que as empresas repensem as melhores estratégias, metodologias e ferramentas de ensino dentro das necessidades, desejos e desafios para encarar a nova realidade do mercado e já podemos elencar os desafios encontrados na construção do melhor conceito de ensino a distância corporativo:

a) Produção de conteúdo digital relevante: vídeos, textos, áudios e imagens condizentes com as demandas técnicas, estruturais e pedagógicas no processo de ensino. O grande desafio é ter pessoal interno especializado ou empresa terceirizada para elaborar e atualizar os conteúdos de acordo com as necessidades e demandas da empresa.

b) Utilização de plataforma EAD/LMS de ensino corporativo online: seleção, contratação e desenvolvimento de multiplataforma com base tecnológica moderna, completa (vários recursos, funcionalidades e relatórios), engajadora, personalizada, flexível e integrada. Utilizar novas tecnologias pedagógicas como microlearning, rapid learning, mobile learn e gamificação no processo de aprendizagem.

c) Engajamento dos usuários: promover ações internas para estimular e motivar o time na cultura do estudo, desenvolvimento pessoal e profissional, treinamento constante e aprendizagem digital.

d) Organização do fluxo de aprendizado: cultivar feedbacks (formulários online para pedir sugestões de melhorias), identificar conteúdos relevantes por meio de estudos e pesquisas (identificar tendências e necessidades) e democratizar canais de interação (trocas de conhecimento e experiências).

A Covid-19 trouxe importantes reflexões sobre o “novo normal”, já é certo que devemos adaptar nossa conexão e comunicação com outras pessoas, convivência social, visão do trabalho e mudança no modelo de ensino.

**Crédito da imagem no topo: Golubovy/istock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto