Inovação: tá na rua!

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Inovação: tá na rua!

JCDecaux lidera retomada global no setor OOH e prevê crescimento intenso com estreia do ecossistema JCDecaux Data Solutions

  • FreeFire une-se à JCDecaux e divulga campanha #BattleInStyle na estação Sé, do metrô de São Paulo

    FreeFire une-se à JCDecaux e divulga campanha #BattleInStyle na estação Sé, do metrô de São Paulo

Slideshow


18 de maio de 2022 - 0h00

Em quase seis décadas de atuação — 22 anos no Brasil —, o cerne da líder mundial em mídia out-of-home, a JCDecaux, foi a venda de espaços publicitários nos principais pontos da jornada do consumidor. Agora, a inovação alterou integralmente o seu modelo de negócio: com a evolução digital e uma maior disponibilidade de dados, o foco passou a ser a comercialização de uma audiência qualificada e segmentada.

Presente em 80 países e responsável por atingir diariamente 850 milhões de pessoas, a JCDecaux usa sua presença internacional para desenvolver e adquirir as principais tecnologias que já marcaram e devem continuar ditando a evolução do setor de mídia exterior.

O protagonismo tecnológico e a alta capilaridade têm como reflexo os resultados que produz: em 2021, o grupo ultrapassou a marca de 2,745 bilhões de euros em faturamento. “Estamos na vanguarda da transformação digital do setor, em todo o mundo. Essa expertise nos ensinou a antecipar tendências e solucionar as necessidades dos consumidores e marcas, com foco total em inovação e em entregar as melhores soluções de todo o setor”, afirma Ana Célia Biondi, diretora geral da JCDecaux.

Além disso, a JCDecaux teve um papel central no pioneirismo durante o desenvolvimento do Mapa OOH, única plataforma que fornece métricas oficiais e chanceladas pelo ESOMAR no mercado nacional.

As iniciativas de sustentabilidade

Lado a lado com os bons resultados financeiros da companhia, estão as iniciativas de sustentabilidade da JCDecaux. A empresa foi a primeira exibidora de OOH a juntar-se ao RE-100, iniciativa que reúne empresas comprometidas com o uso de energia 100% renovável. Há, ainda, a preocupação de desenvolver ações inovadoras de maneira consistente, fazendo com que a marca atinja os objetivos da pauta ESG — conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança — em todas as frentes em que atua.

Dessa forma, a companhia elencou como compromissos prioritários o desenvolvimento de equipamentos inteligentes e sustentáveis, a contribuição ativa para a neutralidade de carbono do planeta e a promoção de um ambiente de negócios responsável — valorizando os colaboradores, respeitando valores sociais e seguindo condutas éticas.

 

Em linha com a pauta ESG, a JCDecaux conta com iniciativas que reaproveitam água

Como exemplo dessa cultura organizacional, a JCDecaux recicla 100% dos ativos, além de manter iniciativas que prezam pelo reaproveitamento de água, promover a diversidade e incentivar o desenvolvimento interno de lideranças femininas. A companhia tem como objetivo ocupar, pelo menos, 40% dos cargos de liderança com profissionais mulheres, até 2027 — hoje, são 24%. Ao todo, 53% dos cargos da empresa são ocupados por mulheres. Entre outubro e dezembro de 2021, 71% das novas contratações foram mulheres.

À frente da inteligência de dados: JCDecaux Data Solutions
No Brasil, a materialização dessa jornada de inovação será a JCDecaux Data Solutions, um ecossistema global de soluções digitais que oferece inteligência de dados no planejamento e na produtividade das campanhas.

Implementada a partir de abril deste ano no mercado nacional, a plataforma conta com ferramentas como: JCDecaux OOH Planner, JCDecaux 2nd Screen, App de Pesquisas – Attest e Creative Heatmap — a última é baseada em Eye Tracking, a fim de identificar elementos de arte que mais captam a atenção da audiência. Juntas, essas soluções atuam em três pilares: otimização de planejamento, aprimoramento do engajamento de cada campanha OOH e mensuração de resultados.

 

Projeto da JCDecaux na Itália, que usa inteligência artificial para análise de Eye Tracking

Dessa forma, é possível oferecer um planejamento de campanhas, com base no comportamento e interesses do target. “Esse é um passo importante na estratégia de transformação digital da JCDecaux. Estamos em busca de acelerar a evolução da publicidade out-of-home, projetando serviços inovadores”, afirma a diretora geral da empresa no Brasil.

Junto ao lançamento da JCDecaux Data Solutions, a companhia segue com o processo de digitalização de inventário nas praças em que atua — etapa essencial para o desenvolvimento de novos formatos em digital out-of-home (DOOH).

Com a retomada do OOH, de volta aos trilhos
O investimento em inovação é também um reflexo da retomada do setor de OOH, que se recupera dos efeitos da Covid-19 e das medidas de distanciamento social.

No Brasil, a pandemia e alta permanência das pessoas em casa causou um congelamento de verbas publicitárias, no momento mais próspero do OOH, até então.

Especificamente para a operação brasileira da JCDecaux, 2019 havia registrado o maior faturamento dos mais de 20 anos de atuação no País, consagrando a filial brasileira entre os dez maiores mercados da companhia em todo o mundo.

Agora, com o fim das restrições à mobilidade, a expectativa é de que 2022 seja próspero. Para isso, a empresa fez uso do período de pandemia para renovar suas diversas frentes de atuação. Há uma concentração de investimentos na digitalização de ativos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além da abertura de novas praças, como Campinas, Aracajú e Natal, e a aquisição da exclusividade do direito de exploração de espaços premium nos aeroportos de Guarulhos e de Brasília.

Esse esforço já começou a dar resultados em 2021, quando a companhia viu uma expansão agressiva no faturamento, em comparação ao ano anterior.

“Para 2022, nossa atuação está baseada em três pilares: a transformação digital, com o uso de inteligência de dados; no engajamento sustentável; e a relevância em utilidade pública, disponibilizando equipamentos que melhorem a qualidade de vida do cidadão e que tragam informações relevantes e um propósito aos nossos colaboradores e clientes”, diz Ana Célia.

Anunciantes e agências: parceiros de negócio
Ao longo do último ano, a JCDecaux foi destaque em desenvolvimento de novos formatos junto às agências e aos anunciantes parceiros.

 

Ação interativa de Black Friday do Mercado Livre deu descontos de até 80% para passageiros do metrô de São Paulo

Ação interativa de Black Friday do Mercado Livre deu descontos de até 80% para passageiros do metrô de São Paulo

Para o setor de marketplaces, a JCDecaux foi responsável por disseminar as estratégias de Black Friday, como a de Mercado Livre. Na data, a varejista digital preparou uma série de ações voltadas para atrair a atenção do consumidor para as promoções. A campanha “Black Friday Mercado Livre: Você Ganha Sim ou Sim” contou com ativação de mídia OOH, na estação República, do metrô de São Paulo — que possui mais de 250 mil usuários em fluxo por dia. No local, foi implementada uma solução de realidade aumentada, que permitiu a gamificação da campanha. Os usuários deveriam escanear o QR Code disponível na parede da estação e encontrar caixas pretas do Mercado Livre. Ao encontrá-las, os participantes visualizavam ofertas especiais. Os descontos liberados pelo game chegaram a 80% em produtos selecionados.

Também no setor de tecnologia, Deezer e TIM usaram o mobiliário urbano da JCDecaux, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para promover a adesão ao plano da operadora, que oferece, gratuitamente, o serviço de streaming de música. A ação consistiu na instalação de fones de ouvido gigantes em relógios de rua como maneira de chamar a atenção dos consumidores.

Para Johnnie Walker, da Diageo, a AlmapBBDO celebrou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o espírito Keep Walking, mote da marca. A equipe de projetos especiais da JCDecaux transformou o espaço, no Natal, com uma mesa coletiva, onde os passageiros puderam celebrar um happy hour oferecido pela marca.

 

Para Johnnie Walker, a JCDecaux transformou o saguão do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: os passageiros puderam celebrar um happy hour da marca

Para Johnnie Walker, a JCDecaux transformou o saguão do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: os passageiros puderam celebrar um happy hour da marca

O time de projetos especiais da líder mundial em mídia out-of-home também atuou na elaboração da campanha de lançamento do filme The Batman, da Warner Bros Pictures. Nos relógios de rua de São Paulo e do Rio de Janeiro, um aplique no relógio emitia o bat-sinal do emissário Gordon, nas ruas das duas capitais, enquanto, no metrô, um trem foi envelopado com toda a comunicação do filme.

A comunicação focada em ESG também é outra expertise da exibidora
Com a Marisa, o portfólio da JCDecaux foi responsável por lançar uma campanha nacional de prevenção e de diagnóstico precoce de câncer de mama. Nos relógios de rua e no metrô de São Paulo, a iniciativa buscou dar apoio às vítimas da doença, que é a principal causa de morte de mulheres no Brasil. Só em 2021, o Ministério da Saúde estima que tenham sido mais de 60 mil novos casos diagnosticados no País.

 

Parceria entre Marisa e JCDecaux amplia conscientização sobre o combate ao câncer de mama

Durante a pandemia, o mobiliário da companhia foi um importante aliado da vacinação no estado de São Paulo. Um exemplo disso é o Vacinômetro, que atualizava, em tempo real, o número de doses da vacina contra a Covid-19aplicadas no Brasil. Além disso, a JCDecaux foi parceira da Prefeitura de São Paulo, que comunicou, aos moradores, quando a cidade atingiu 100% da população adulta vacinada com a primeira dose.

“Um pilar muito importante do OOH é o de serviço para a população. Conseguimos ter a tecnologia como grande aliada da qualidade de vida, transformando os ativos digitais em fontes seguras e confiáveis de informações. Os espaços ganham relevância para manter a cidade atualizada com o que acontece em tempo real”, destaca Ana Célia.

JCDecaux em números

Saiba mais sobre a JCDecaux
Assista à entrevista com com Isabel Borba, head comercial da JCDecaux:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Na liderança da transformação digital do OOH

    Na liderança da transformação digital do OOH

    JCDecaux investe no uso de novas tecnologias e inteligência de dados para reforçar a interação entre marcas e consumidores

  • A magia de viajar está voltando: JCDecaux realiza Webinar sobre retomada do turismo nacional

    A magia de viajar está voltando: JCDecaux realiza Webinar sobre retomada do turismo nacional

    Segundo evento virtual acontece no próximo dia 23 de setembro, às 10h da manhã