Brand Voice
APRESENTA
Inovação: tá na rua!
JCDecaux lidera retomada global no setor OOH e prevê crescimento intenso com estreia do ecossistema JCDecaux Data Solutions
APRESENTA
JCDecaux lidera retomada global no setor OOH e prevê crescimento intenso com estreia do ecossistema JCDecaux Data Solutions
18 de maio de 2022 - 0h00
Em quase seis décadas de atuação — 22 anos no Brasil —, o cerne da líder mundial em mídia out-of-home, a JCDecaux, foi a venda de espaços publicitários nos principais pontos da jornada do consumidor. Agora, a inovação alterou integralmente o seu modelo de negócio: com a evolução digital e uma maior disponibilidade de dados, o foco passou a ser a comercialização de uma audiência qualificada e segmentada.
Presente em 80 países e responsável por atingir diariamente 850 milhões de pessoas, a JCDecaux usa sua presença internacional para desenvolver e adquirir as principais tecnologias que já marcaram e devem continuar ditando a evolução do setor de mídia exterior.
O protagonismo tecnológico e a alta capilaridade têm como reflexo os resultados que produz: em 2021, o grupo ultrapassou a marca de 2,745 bilhões de euros em faturamento. “Estamos na vanguarda da transformação digital do setor, em todo o mundo. Essa expertise nos ensinou a antecipar tendências e solucionar as necessidades dos consumidores e marcas, com foco total em inovação e em entregar as melhores soluções de todo o setor”, afirma Ana Célia Biondi, diretora geral da JCDecaux.
Além disso, a JCDecaux teve um papel central no pioneirismo durante o desenvolvimento do Mapa OOH, única plataforma que fornece métricas oficiais e chanceladas pelo ESOMAR no mercado nacional.
As iniciativas de sustentabilidade
Lado a lado com os bons resultados financeiros da companhia, estão as iniciativas de sustentabilidade da JCDecaux. A empresa foi a primeira exibidora de OOH a juntar-se ao RE-100, iniciativa que reúne empresas comprometidas com o uso de energia 100% renovável. Há, ainda, a preocupação de desenvolver ações inovadoras de maneira consistente, fazendo com que a marca atinja os objetivos da pauta ESG — conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança — em todas as frentes em que atua.
Dessa forma, a companhia elencou como compromissos prioritários o desenvolvimento de equipamentos inteligentes e sustentáveis, a contribuição ativa para a neutralidade de carbono do planeta e a promoção de um ambiente de negócios responsável — valorizando os colaboradores, respeitando valores sociais e seguindo condutas éticas.
Em linha com a pauta ESG, a JCDecaux conta com iniciativas que reaproveitam água
Como exemplo dessa cultura organizacional, a JCDecaux recicla 100% dos ativos, além de manter iniciativas que prezam pelo reaproveitamento de água, promover a diversidade e incentivar o desenvolvimento interno de lideranças femininas. A companhia tem como objetivo ocupar, pelo menos, 40% dos cargos de liderança com profissionais mulheres, até 2027 — hoje, são 24%. Ao todo, 53% dos cargos da empresa são ocupados por mulheres. Entre outubro e dezembro de 2021, 71% das novas contratações foram mulheres.
À frente da inteligência de dados: JCDecaux Data Solutions
No Brasil, a materialização dessa jornada de inovação será a JCDecaux Data Solutions, um ecossistema global de soluções digitais que oferece inteligência de dados no planejamento e na produtividade das campanhas.
Implementada a partir de abril deste ano no mercado nacional, a plataforma conta com ferramentas como: JCDecaux OOH Planner, JCDecaux 2nd Screen, App de Pesquisas – Attest e Creative Heatmap — a última é baseada em Eye Tracking, a fim de identificar elementos de arte que mais captam a atenção da audiência. Juntas, essas soluções atuam em três pilares: otimização de planejamento, aprimoramento do engajamento de cada campanha OOH e mensuração de resultados.
Projeto da JCDecaux na Itália, que usa inteligência artificial para análise de Eye Tracking
Dessa forma, é possível oferecer um planejamento de campanhas, com base no comportamento e interesses do target. “Esse é um passo importante na estratégia de transformação digital da JCDecaux. Estamos em busca de acelerar a evolução da publicidade out-of-home, projetando serviços inovadores”, afirma a diretora geral da empresa no Brasil.
Junto ao lançamento da JCDecaux Data Solutions, a companhia segue com o processo de digitalização de inventário nas praças em que atua — etapa essencial para o desenvolvimento de novos formatos em digital out-of-home (DOOH).
Com a retomada do OOH, de volta aos trilhos
O investimento em inovação é também um reflexo da retomada do setor de OOH, que se recupera dos efeitos da Covid-19 e das medidas de distanciamento social.
No Brasil, a pandemia e alta permanência das pessoas em casa causou um congelamento de verbas publicitárias, no momento mais próspero do OOH, até então.
Especificamente para a operação brasileira da JCDecaux, 2019 havia registrado o maior faturamento dos mais de 20 anos de atuação no País, consagrando a filial brasileira entre os dez maiores mercados da companhia em todo o mundo.
Agora, com o fim das restrições à mobilidade, a expectativa é de que 2022 seja próspero. Para isso, a empresa fez uso do período de pandemia para renovar suas diversas frentes de atuação. Há uma concentração de investimentos na digitalização de ativos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além da abertura de novas praças, como Campinas, Aracajú e Natal, e a aquisição da exclusividade do direito de exploração de espaços premium nos aeroportos de Guarulhos e de Brasília.
Esse esforço já começou a dar resultados em 2021, quando a companhia viu uma expansão agressiva no faturamento, em comparação ao ano anterior.
“Para 2022, nossa atuação está baseada em três pilares: a transformação digital, com o uso de inteligência de dados; no engajamento sustentável; e a relevância em utilidade pública, disponibilizando equipamentos que melhorem a qualidade de vida do cidadão e que tragam informações relevantes e um propósito aos nossos colaboradores e clientes”, diz Ana Célia.
Anunciantes e agências: parceiros de negócio
Ao longo do último ano, a JCDecaux foi destaque em desenvolvimento de novos formatos junto às agências e aos anunciantes parceiros.
Ação interativa de Black Friday do Mercado Livre deu descontos de até 80% para passageiros do metrô de São Paulo
Para o setor de marketplaces, a JCDecaux foi responsável por disseminar as estratégias de Black Friday, como a de Mercado Livre. Na data, a varejista digital preparou uma série de ações voltadas para atrair a atenção do consumidor para as promoções. A campanha “Black Friday Mercado Livre: Você Ganha Sim ou Sim” contou com ativação de mídia OOH, na estação República, do metrô de São Paulo — que possui mais de 250 mil usuários em fluxo por dia. No local, foi implementada uma solução de realidade aumentada, que permitiu a gamificação da campanha. Os usuários deveriam escanear o QR Code disponível na parede da estação e encontrar caixas pretas do Mercado Livre. Ao encontrá-las, os participantes visualizavam ofertas especiais. Os descontos liberados pelo game chegaram a 80% em produtos selecionados.
Também no setor de tecnologia, Deezer e TIM usaram o mobiliário urbano da JCDecaux, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para promover a adesão ao plano da operadora, que oferece, gratuitamente, o serviço de streaming de música. A ação consistiu na instalação de fones de ouvido gigantes em relógios de rua como maneira de chamar a atenção dos consumidores.
Para Johnnie Walker, da Diageo, a AlmapBBDO celebrou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o espírito Keep Walking, mote da marca. A equipe de projetos especiais da JCDecaux transformou o espaço, no Natal, com uma mesa coletiva, onde os passageiros puderam celebrar um happy hour oferecido pela marca.
Para Johnnie Walker, a JCDecaux transformou o saguão do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: os passageiros puderam celebrar um happy hour da marca
O time de projetos especiais da líder mundial em mídia out-of-home também atuou na elaboração da campanha de lançamento do filme The Batman, da Warner Bros Pictures. Nos relógios de rua de São Paulo e do Rio de Janeiro, um aplique no relógio emitia o bat-sinal do emissário Gordon, nas ruas das duas capitais, enquanto, no metrô, um trem foi envelopado com toda a comunicação do filme.
A comunicação focada em ESG também é outra expertise da exibidora
Com a Marisa, o portfólio da JCDecaux foi responsável por lançar uma campanha nacional de prevenção e de diagnóstico precoce de câncer de mama. Nos relógios de rua e no metrô de São Paulo, a iniciativa buscou dar apoio às vítimas da doença, que é a principal causa de morte de mulheres no Brasil. Só em 2021, o Ministério da Saúde estima que tenham sido mais de 60 mil novos casos diagnosticados no País.
Parceria entre Marisa e JCDecaux amplia conscientização sobre o combate ao câncer de mama
Durante a pandemia, o mobiliário da companhia foi um importante aliado da vacinação no estado de São Paulo. Um exemplo disso é o Vacinômetro, que atualizava, em tempo real, o número de doses da vacina contra a Covid-19aplicadas no Brasil. Além disso, a JCDecaux foi parceira da Prefeitura de São Paulo, que comunicou, aos moradores, quando a cidade atingiu 100% da população adulta vacinada com a primeira dose.
“Um pilar muito importante do OOH é o de serviço para a população. Conseguimos ter a tecnologia como grande aliada da qualidade de vida, transformando os ativos digitais em fontes seguras e confiáveis de informações. Os espaços ganham relevância para manter a cidade atualizada com o que acontece em tempo real”, destaca Ana Célia.
Saiba mais sobre a JCDecaux
Assista à entrevista com com Isabel Borba, head comercial da JCDecaux:
Compartilhe
Veja também
A magia de viajar está voltando: JCDecaux realiza Webinar sobre retomada do turismo nacional
Segundo evento virtual acontece no próximo dia 23 de setembro, às 10h da manhã
Novas faces da transformação digital
JCDecaux amplia portfólio, investe em inovação e consolida posição de destaque na retomada dos investimentos em mídia OOH