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Protegido e contextualizado: um passo à frente do mercado

Verve Group traz ao Brasil oferta de soluções inteligentes para atender as novas demandas na publicidade digital

  • A atuação da Verve Group ocorre a partir de uma plataforma omnichannel de anúncios programáticos

    A atuação da Verve Group ocorre a partir de uma plataforma omnichannel de anúncios programáticos

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10 de novembro de 2021 - 0h00

Até 2023, as novas leis em torno do uso dados e de informações de navegação dos usuários promoverão, ainda mais, mudanças no mercado de publicidade digital. O Google anunciou, recentemente, o fim dos cookies de terceiros em seu navegador, o Chrome. Na mesma linha, a Apple está trabalhando para impor restrições a partir da tecnologia Identifier for Advertisers (IDFA), que fará com que todos os aplicativos da plataforma tenham que solicitar permissão para o rastreamento de dados para publicidade.

Para as pessoas, essas iniciativas são excelentes notícias, já que vão reforçar a privacidade das informações individuais. Porém, para os anunciantes, significam adaptação às novas limitações em relação à tecnologia de rastreamento, que hoje é base para obter dados de navegação, identificar perfis de consumidores e ter maior alcance junto ao público-alvo das campanhas. Espera-se, nos próximos anos, uma corrida voltada ao desenvolvimento de novas ferramentas, que substituam as informações geradas pelos cookies. É dentro desse cenário que a Verve Group traz ao mercado brasileiro a oferta de soluções inteligentes que visam atender essa nova demanda no mercado de publicidade digital.

Privacy first e segmentação contextual
A grande aposta da companhia, dentro das novas regras de privacy first, é a atuação baseada em ferramentas de contextual targeting – que, em uma fração de milésimos de segundos, consegue entender o contexto das ações do usuário na internet, para gerar anúncios para aquele momento de interesse e de intenção de compra do consumidor.

“Estamos bem otimistas, pois estamos alguns passos à frente das outras empresas, já que atuamos com plataformas já testadas e comprovadas. O que fazemos não se compara em nada com o que há no mercado. Para nós, esse é o caminho para os anunciantes conseguirem essa segmentação nas campanhas”, afirma Marcus Imaizumi, diretor da Verve Group para América Latina.

A empresa é uma subsidiária focada na área de mídia do grupo MGI (Media and Games Invest), que tem se expandido no mercado a partir da aquisição de empresas que já tinham atividades no mercado brasileiro. A partir de agora, o Brasil passa a ser um dos países estratégicos na expansão da companhia no mercado latino-americano, ao lado do México e da Colômbia.

As movimentações do mercado publicitário em 2022

As novas medidas adotadas pelas grandes empresas de mídia e de tecnologia, que restringem o uso de dados de cookies e devices ID em anúncios programáticos, estão movimentando o mercado publicitário. E a expectativa é que o impacto se acentue no próximo ano, uma vez que as companhias estão buscando alternativas para se adaptarem à nova realidade a partir de 2023.

“Toda essa mudança foi rápida, de uma hora para outra, e os clientes já começam a buscar alternativas para não perder escala dos investimentos. Essa movimentação será ainda maior, em 2022”, aponta Marcus Imaizumi, diretor da Verve Group para América Latina. Segundo o executivo, os anunciantes terão que buscar ferramentas de segmentação para suas campanhas digitais, demanda atendida pelas tecnologias de contextual targeting da companhia. “Para a Verve, será uma grande oportunidade de negócio, pois já estamos adaptados a essa nova realidade”, diz Imaizumi.

Impacto instantâneo
A atuação da Verve Group ocorre a partir de uma plataforma omnichannel de anúncios programáticos, que abrange desde dispositivos móveis e aplicativos até telas de digital out-of-home (DOOH) e connected TV (CTV) – este último já consolidado em mercados como nos Estados Unidos e com projeções de grande crescimento para o Brasil, nos próximos anos.

Marcus Imaizumi, diretor da Verve Group para América Latina

Marcus Imaizumi, diretor da Verve Group para América Latina

Com esse leque de ativos para distribuir os anúncios digitais, o uso de tecnologias voltadas para atingir o público dentro de um contexto leva em consideração interesses, sentimentos, palavras-chave, relevância da marca e dados demográficos, em tempo real, a fim de trazer à tona ações das marcas que não usem informações dos usuários. De acordo com Imaizumi, essa leitura dos algoritmos é instantânea e gera maior performance, já que atinge as pessoas quando estão mais propícias a consumir aquele conteúdo ou produto.

“O que vale para o anunciante é a intenção do usuário e, por meio dos dados, sabemos quando ele está engajado em determinado item ou tema, em tempo real. Com os cookies, isso demora 24 horas para ser processado e, quando essa exposição ocorre, o consumidor talvez já não esteja mais interessado naquele produto”, explica o diretor da Verve Group.

Segundo Imaizumi, o índice de intenção de compra das pessoas impactadas pelos anúncios gerados a partir dos cookies cai para 30%. Isso ocorre porque a leitura dos dados referentes ao comportamento do consumidor não é feita em tempo real, como ocorre com as tecnologias de contextual targeting. “Dessa forma, geramos também redução de custos aos anunciantes, pois conseguimos atingir os mesmos resultados com menor número de anúncios. Com nossas soluções, a entrega é muito mais assertiva”, completa.

Inteligência de dados gera maior impacto e redução de custos

Gigantes de tecnologia, conglomerados de mídia e grandes montadoras de veículos: a carteira de clientes global da Verve Group é diversificada e conta com marcas que são líderes em seus segmentos. Em comum entre elas, estão os bons resultados obtidos a partir dos investimentos em mídia programática, oferecida pela empresa que atua desde 2017 no mercado brasileiro. Devido à inteligência das soluções de contextual targeting, que leva em consideração o comportamento dos consumidores para a geração de anúncios em tempo real, são vários os cases em que os índices de melhora na performance estão na casa dos dois dígitos.

Para uma empresa americana que é uma das líderes no mercado global de tecnologia da informação, a exposição da marca a partir da segmentação do público-alvo elevou o retorno sob o investimento (ROI) em 32,2%. Já para outra empresa dos Estados Unidos que é uma das maiores fabricantes de processadores, a alta no ROI foi de 44,6%. “Nossa plataforma mostra o anúncio certo, para a pessoa certa e no momento certo. Não temos dúvidas de que conseguimos os maiores índices de performance do mercado”, aponta Marcus Imaizumi, diretor da Verve Group para a América Latina.

A economia gerada tem como destaque uma ação realizada para uma multinacional britânica de mídia. Ao utilizar a plataforma de contextual targeting da Verve Group, com anúncios divulgados com base em inteligência artificial, os mesmos resultados foram atingidos com um investimento 49,5% menor. Com essa mesma tecnologia, uma grande montadora de veículos alemã conseguiu obter um percentual de cliques 57% maior em sua campanha digital, mesmo com uma redução de 33,4% nos investimentos em mídia. “Nossa solução oferece a melhor otimização e segmentação. Isso traduz-se em termos de negócios, com melhorias substanciais nos indicadores-chave de desempenho (KPIs) das campanhas”, diz o diretor da Verve Group.

*Crédito da imagem do topo: shutterstock

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