Publicidade

Women to Watch

WTW Summit: painéis são disponibilizados a partir desta semana

Vídeos dos debates que aconteceram no evento, realizado no dia 13 de abril em São Paulo, serão publicados às terças e quintas-feiras no canal do Meio & Mensagem no YouTube

Michelle Borborema
18 de maio de 2022 - 8h37

No dia 13 de abril, aconteceu em São Paulo a primeira edição do Women to Watch Summit. O evento é parte da plataforma Women to Watch, lançada em março, dedicada a dar protagonismo a mulheres que atuam e colaboram para o impulsionamento das indústrias da comunicação, marketing e mídia. A partir desta semana, Meio & Mensagem e Women to Watch disponibilizarão os vídeos de cada painel toda terça e sexta-feira, no canal do Meio & Mensagem no YouTube. 

Confira abaixo o vídeo completo do primeiro painel disponível, conduzido por Elisama Santos, psicanalista, escritora e ativista da comunicação não violenta, que reflete sobre qual é o papel das empresas e o que pode ser feito na comunicação e nas atitudes para diminuir situações estressantes. Veja também, em seguida, as datas das próximas publicações dos painéis na íntegra. 

 

 

DATAS DOS PRÓXIMOS PAINÉIS 

20/5: Futuro presente do trabalho, com Andrea Bisker e Tulio Custodio  

Há dois anos, o mundo precisou adotar novas formas de pensar e agir. O futuro, que parecia distante, virou presente literalmente da noite para o dia, levando pessoas e empresas a anteciparem seus planos e se adequarem de forma abrupta a todas as distopias que nos foram impostas. Nem bem nos adaptamos a essas mudanças, novos cenários já se apresentam a partir de novas tecnologias: metaverso, NFT/blockchain, inteligência artificial, realidade aumentada. Diante destas transformações, nunca se valorizou tanto os soft skills, e ao mesmo tempo nunca as relações trabalhistas estiveram tão fragilizadas. Andrea Bisker, CEO e fundadora da Spark:off, e Tulio Custodio, sócio e curador de conteúdo da Inesplorato, falam sobre o que podemos esperar daqui para frente. Com moderação de Ricardo Gandour, jornalista e consultor. 

24/5: Narrativas femininas e universais: Ingrid Guimarães 

Depois de passar 19 anos na Globo, onde se consagrou como um dos grandes nomes da comédia nacional, a atriz Ingrid Guimarães começou uma nova fase de sua carreira no final de 2021 ao se tornar showrunner da plataforma de streaming Amazon Prime Video. Na posição, é responsável por diversas funções, como administrar a criação, produção, roteiro, escolha de direção e elenco, e também pelo seu sucesso. Neste painel, uma conversa franca da atriz com Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo e do Canal Meio e comentarista do UOL, sobre mulheres em posições de poder, maturidade e visibilidades.  

27/5:  O padrão é não ter padrão, com Beta Boechat e Raquel Virgínia  

A criação de jornadas mais inclusivas para mulheres é um caminho que está ainda engatinhando no mundo corporativo e depende, antes de mais nada, da “desconstrução” de preconceitos e vieses e de um desejo genuíno de transformação. Neste painel moderado por Fefito, diretor de redação do BuzzFeed, conhecemos a trajetória de Beta Boechat, CEO da Fala.agency, e Raquel Virgínia, CEO da agência de gestão de cultura Nhaí.  

31/5: Economia do cuidado: visibilizar o invisível, com Luiza Nassif Pires e Maíra Liguori  

Como sociedade, quais caminhos podemos trilhar para dar visibilidade a algo que durante a pandemia ficou escancarado: o trabalho invisível das mulheres na chamada economia do cuidado? Estamos todos, neste momento, precisando nos dedicar a cuidar da saúde coletiva, para salvar milhares de vidas.  

Luiza Nassif Pires, pesquisadora associada do MADE-USP e Research Scholar do Levy Economics Institute of Bard College, e Maíra Liguori, sócia-diretora da Think Eva e Think Olga, conversam sobre nosso papel para colaborar com a construção de uma sociedade onde as mulheres tenham condições de sobrevivência mais dignas e menos exaustivas. Moderado por Regina Augusto, curadora de conteúdo da plataforma Women to Watch e diretora executiva do Cenp. 

3/6: Mulheres e criação: longe do equilíbrio, com Carol Patrocinio, Aline Botelho e Deh Bastos  

Levantamento do MORE GLRS indica 26% de mulheres nos cargos criativos em geral, 25% na liderança e 2% na alta liderança. Os números comprovam o óbvio: há um longo caminho a ser percorrido. Por que é tão difícil avançar? O que pode ser feito rapidamente para aumentar o número de mulheres na liderança da criação? O painel traz Carol Patrocinio, diretora de Criação de Marisa na Africa, Aline Botelho, Creative and Art Manager da Havaianas, e Deh Bastos, diretora de Criação da Publicis, e é moderado por Larissa Magrisso, sócia e Vice-presidente de criação e conteúdo da W3haus. 

7/6: Operárias da notícia, com Mariana Queiroz e Rosana Hermann  

Ser jornalista em 2022 no Brasil é lidar com uma das atividades que mais sofre pressão e cujo ofício passa por uma grande transformação. Quando se é jornalista e mulher, esses fatores se potencializam, seja pela polarização devido à exposição ou ao crescimento da desinformação. No entanto, em tempos movediços, nunca informação e opinião de qualidade foram tão importantes. O painel traz um bate-papo com duas das jornalistas de maior destaque hoje na imprensa nacional: Mariana Queiroz, jornalista da GloboNews , e Rosana Hermann, jornalista e roteirista. Moderado por Regina Augusto, curadora de conteúdo da plataforma Women to Watch e diretora executiva do Cenp, a conversa é sobre desafios, dores e delícias de ser operárias da notícia.

10/6: Diferentes gerações, as mesmas dores, com Rita Almeida, Thaís Frazão e Gabriela Rodrigues  

Diante da rápida transformação que nossa indústria atravessa, a disciplina de Planejamento Estratégico, pela sua relevância e papel de leitura de cenários e estruturação de caminhos para as mensagens, está em desconstrução. No painel, moderado por Bárbara Sacchitiello, editora do Meio & Mensagem, conhecemos três perfis de profissionais de planejamento (Rita Almeida, diretora de planejamento da AlmapBBDO, Thaís Frazão, Chief strategy officer da Ogilvy, e Gabriela Rodrigues, head de cultura e impacto na Soko), cada qual de uma geração diferente, para uma conversa sobre diferenças, pontos em comum e, principalmente, o compartilhamento de experiências. 

14/6: Narrativas femininas e universais: Carla Madeira   

Nome forte da publicidade mineira, Carla é autora do segundo livro mais lido do país em 2021, “Tudo é Rio”, uma história potente, poética e imagética, cujos personagens são construídos com a ambivalência que os torna fascinantes. A escritora fala sobre processo criativo, violência contra a mulher e a força das palavras. A conversa é moderada por Cris Bartis, apresentadora do podcast Mamilos. 

21/6: Quem são as mulheres que chegam aos conselhos no Brasil?, com Lisiane Lemos e Valéria Café  

Cerca de 14% das cadeiras de conselhos hoje, no Brasil, são ocupadas por mulheres nas empresas de capital aberto. Estudo da WCD revela que os conselheiros homens tradicionalmente vêm das áreas de finanças e, já as mulheres trazem o olhar mais forte para sustentabilidade, inovação e transformação digital. O painel, moderado por Maria Laura Nicotero, presidente do Conselho Women to Watch e CEO da Momentum, debate esse cenário a partir da experiência de mulheres que já são conselheiras: Lisiane Lemos, cofundadora do Conselheira101, e Valéria Café, diretora de vocalização e influência do IBGC. 

24/6: Startups: muito além dos 5%, com Dani Junco e Etienne Du Jardin  

Apesar do crescimento do ecossistema de startups e venture capital no Brasil, com recordes alcançados nos últimos anos, apenas 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres e 5,1% por mulheres e homens, de acordo com o estudo inédito Female Founders Report 2021, produzido pelo Distrito Dataminer. Os dados comprovam uma disparidade de gênero imensa e que já era percebida pelo ecossistema de empreendedorismo: o número de startups fundadas por homens é 20 vezes superior ao daquelas criadas por mulheres. Para debater esse processo e discutir soluções para acelerar o número de maior equidade de gênero no ecossistema de startups, o painel conta com as participações de Dani Junco, CEO e fundadora da B2Mamy, aceleradora de negócios para mães empreendedoras, e Etienne Du Jardin, cofundadora e CPO da Mimo Live Sales. A moderação é de Lilian Natal, partner e head de CX & community do Distrito. 

Publicidade

Compartilhe