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A bola sobe para o Global Games no Rio

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A bola sobe para o Global Games no Rio

Plataforma da NBA bate recorde comercial com 35 patrocinadores, 15 deles no Brasil, e 47 parceiros de mídia


13 de outubro de 2015 - 2h17

O NBA Global Games iniciou nesta segunda-feira, 12, sua terceira passagem pelo Brasil embalado pelo desempenho comercial recorde. A plataforma internacional da liga norte-americana de basquete firmou acordos com 35 patrocinadores no mundo, 15 deles no País, e com 47 parceiros de mídia globalmente dentre canais de TV, sites e rádios que transmitirão os sete jogos da turnê para 215 países.

Os parceiros nacionais da turnê são Oi, que apresenta o Global Games Rio, Adidas, Amway, Budweiser, Cisco, Crocantíssimo, ESPN, Gatorade, governo do Rio de Janeiro, Kalunga, Marriott International, NBA2K16, Rede, Tissot e TAM Viagens. Apesar do momento econômico, o número de patrocinadores locais cresceu em relação ao ano passado (foram 14). Na primeira passagem, em 2013, foram 11.

“O mercado enxerga a NBA como uma empresa de mídia e os parceiros aprenderam a se associar. As marcas olham para a NBA como uma plataforma de longo prazo e não como uma ação oportunista. Alguns querem ações de branding, uns geração de negócios e outros exposição em mídia. A cada ano sentamos com o parceiro para entender o momento e a necessidade de cada um”, afirma Rodrigo Vicentini, diretor comercial da NBA no Brasil desde agosto.

A principal atração do Global Games Rio é a revanche entre Flamengo e Orlando Magic, prevista para sábado 17, na HSBC Arena, na capital fluminense. Mas o calendário de ações começou na segunda-feira 12, com o início da turnê do Troféu Larry O’Brien pela cidade. Na quinta-feira 15, acontecem os primeiros treinos abertos de Orlando Magic e Flamengo na Gávea e entrega de uma quadra reformada (ação em parceria com Amway). Um dia depois será a abertura da etapa final da série NBA3X em Ipanema e o Welcome Reception para parceiros, patrocinadores e convidados.

Além dos jogos do NBA3X, a Arena de Ipanema terá uma FanZone (com a presença de jogadores, lendas, mascotes, dançarinas e atividades de entretenimento), o Desafio dos Campeões e a exibição da partida entre Flamengo e Magic num telão. O jogo, que marca o reencontro das equipes após o duelo na pré-temporada do ano passado, quando o time americano ganhou dos cariocas por 106 a 88, no Amway Center, em Orlando, será transmitido ao vivo na TV por assinatura pelos canais ESPN e SporTV, e pela internet pelo NBA League Pass.

“O evento não se resume à bola quicando. Ao longo da semana teremos as lendas, as dançarinas e mascotes em atividades similares aos jogos da NBA nos Estados Unidos. No dia do jogo teremos ativações e entretenimento no anel externo do ginásio para oferecer ao público a experiência da NBA”, aponta Vicentini, que antes de entrar no escritório brasileiro da liga atuou no UFC, na Geo e na Time For Fun (T4F).

Nas edições anteriores do Global Games no País a NBA trouxe mais de 450 pessoas do exterior (dentre delegações, executivos e funcionários de diversas áreas), toneladas de equipamentos e material. A preparação para o evento começa em novembro do ano anterior, quando o escritório local pleiteia o jogo. Neste ano, por exemplo, a plataforma inclui sete partidas em seis países. O investimento para montar toda estrutura em torno do jogo no Brasil é estimado em US$ 5 milhões.

Entrevista publicada na edição 1681, de 12 de outubro, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

 

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