Alpargatas compra 30% da marca Osklen
Contrato prevê opção de ampliação da participação da companhia na operação fundada por Oskar Metsavaht
Contrato prevê opção de ampliação da participação da companhia na operação fundada por Oskar Metsavaht
Meio & Mensagem
10 de outubro de 2012 - 6h51
Depois de flertar com o mundo da moda com as sandálias Havaianas, a Alpargatas entra de cabeça neste mercado com a aquisição de 30% da Osklen, grife de artigos premium de lifestyle em vestuário, acessórios e calçados fundada por Oskar Metsavaht. O acordo, oficializado nesta quarta-feira, 10, prevê ainda a ampliação da participação da companhia no negócio.
Para Márcio Utsch, diretor-presidente da Alpargatas, a aquisição representa a decisão da empresa de entrar no segmento de moda através de uma marca premium e com os mesmos valores da Alpargatas, como inovação, modernidade e interação com seu público. “Esse movimento consolida nossa crença no potencial de formar o maior grupo brasileiro de marcas globais”, disse em comunicado Oskar Metsavaht.
Ainda segundo o comunicado oficial, o valor da aquisição será equivalente ao resultado do percentual adquirido multiplicado por 13 vezes o EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) efetivo da Osklen nos 12 meses subsequentes ao fechamento, descontada a dívida líquida. O contrato foi assinado pouco mais de um mês após a estreia da marca Osklen nas passarelas internacionais na New York Fashion Week. Leia mais aqui.
Com a experiência da Alpargatas, responsável por um dos principais cases de internacionalização de uma marca brasileira, Havaianas (atualmente exportada para 86 países), o plano de expansão internacional da Osklen deve ganhar corpo. Atualmente, oito das 70 lojas da grife estão fora do País. As unidades representam 7% das vendas totais, mas Metsavaht espera que em 10 anos o mercado externo seja responsável por 90% do faturamento.
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