Apple e a empresa mais admirada do mundo
Estudo da Hay Group revela as quatro principais práticas capazes de determinar a prosperidade de uma corporação
Estudo da Hay Group revela as quatro principais práticas capazes de determinar a prosperidade de uma corporação
Janaina Langsdorff
1 de abril de 2012 - 4h00
A Apple é a empresa mais admirada do mundo, seguida pelo Google, Amazon, Coca-Cola e IBM. O ranking é resultado de um levantamento elaborado com base nos dados da consultoria de negócios global Hay Group acumulados durante os últimos 15 anos. O estudo, realizado em parceria com a Revista Fortune, mostra que executar e permitir estratégias, estruturar e construir processos para sustentar o desempenho a longo prazo, alcançar o sucesso por meio de pessoas e valorizar lideranças e talentos são as quatro principais práticas capazes de determinar a prosperidade de uma corporação.
O estudo frisa que, mesmo diante dos avanços tecnológicos e gerenciais dos últimos anos, os critérios que transformam um negócio numa empresa bem-sucedida não mudaram, com ênfase especial para a valorização do capital humano. Ao abrir caminho para a evolução pessoal do funcionário e facilitar a criação de novos projetos, a companhia consegue ter, em média, um acréscimo de receita cerca de 4,5 vezes maior do que seus concorrentes, além de uma diminuição de 54% no turnover. A seleção de candidatos das empresas avaliadas pelo estudo da Hay Group é extremamente rigorosa, com destaque para o desenvolvimento de oportunidades e estreita relação entre pagamento e performance.
A lista
Confira, a seguir, o ranking com as 50 empresas mais admiradas do mundo:
1- Apple
2- Google
3- Amazon.com
4- Coca-Cola
5- IBM
6- FedEx
7- Berkshire Hathaway
8- Starbucks
9- Procter & Gamble
10- Southwest Airlines
11- McDonald’s
12- Johnson & Johnson
13- Walt Disney
14- BMW
15- General Eletric
16- American Express
17- Microsoft
18- 3M
19- Caterpillar
20- Costco Wholesale
21- Nordstrom
22- J. P. Morgan Chase
23- Airlines
24- Wal-Mart Stores
25- Target
26- Nike
27- Exxon Mobil
28- Whole Foods Market
29- UPS
30- Boeing
31- Nestlé
32- PepsiCo
33- Toyota Motor
34- Samsung Electronics
35- Volkswagen
36- Intel
37- DuPont
38- Deere
39- Goldman Sachs Group
40- Marriott International
41- eBay
42- Cisco Systems
43- Accenture
44- Daimler
45- Wells Fargo
46- AT&T
47- Ralph Lauren
48- St. Jude Medical
49- Oracle
50- Honda Motor
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros