Banco Mercantil escala Roberto Carlos para promover cartão
Última participação do cantor em uma campanha publicitária foi em 2014, com a Friboi
Após um hiato de 11 anos, o cantor Roberto Carlos volta a participar de uma campanha publicitária para promover a marca e o segmento de cartões do Banco Mercantil, instituição financeira focada no público 50+, na ação “O banco de quem sabe viver”.

Banco Mercantil escala Roberto Carlos para materializar cuidado com consumidor (Crédito: Divulgação)
A campanha foi criada pela agência Kind Branding e, além de explorar a marca, apresenta o cartão consignado Mercantil Diamante, que oferece um pacote de benefícios em áreas como saúde e odonto, bem-estar, pets e tecnologia.
O filme estreia nesta segunda-feira, 22, no intervalo do Jornal Nacional, da Globo, com a música “É preciso saber viver”, gravada por Roberto em 1974. A campanha também terá inserções no rádio, digital e out-of-home, com veiculação até o final do ano.
Essa é a segunda vez que o banco investe em uma figura da música. Em 2022, a companhia apostou na presença de Fábio Jr. com uma interpretação revisitada da canção “20 e poucos anos”.
A ação é o maior investimento da companhia em comunicação no ano e atende ao objetivo estratégico de atrair clientes que queiram ter a sua principalidade no banco.
“Mais do que atrair clientes, queremos atrair clientes que têm interesse em ter a sua principalidade dentro do Banco Mercantil”, descreve Bruno Simão, vice-presidente de clientes, crescimento e marketing do Banco Mercantil.
Nesse sentido, a oferta de um cartão competitivo, com benefícios, seria importante para atrair essa principalidade por meio das transações do dia a dia. “Entendemos que esse público, várias vezes, está em um momento de mudança na sua vida e que ele para de ter acesso algumas coisas”, aponta Simão.
Os benefícios incluem valores reduzidos para consultas médicas e odontológicas, descontos em medicamentos, assistência pet e iniciativa de letramento digital.
A escolha de Roberto Carlos para a campanha pretende materializar uma excelência no atendimento ao cliente, proposta pela companhia, e a conexão do artista com o público do banco. Em 2017, o Banco Mercantil mudou seu posicionamento estratégico para focar no público 50+.
Assim, o investimento em comunicação pretende materializar essa proposta também no imaginário do público. A última aparição de Roberto Carlos em uma campanha publicitária foi em 2014, para Friboi.
Desde junho do ano passado, o Banco Mercantil passa por um processo de expansão em agências. A proposta da instituição, antes concentrada no interior de São Paulo e Minas Gerais, era estar presente em todas as regiões do País. Nesse período, 84 pontos de atendimento foram abertos.