Banda larga cresce mais de 68 por cento no Brasil
Número de acessos passou de 32 milhões para 53,9 milhões em um ano
Banda larga cresce mais de 68 por cento no Brasil
BuscarBanda larga cresce mais de 68 por cento no Brasil
BuscarNúmero de acessos passou de 32 milhões para 53,9 milhões em um ano
Janaina Langsdorff
22 de novembro de 2011 - 8h45
A cada segundo, um novo acesso à banda larga é feito hoje no Brasil. Esse tipo de conexão subiu de 32 milhões para 53,9 milhões de acessos entre outubro de 2010 e o mesmo mês deste ano, o que corresponde a um acréscimo de 68,4%. De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), foram ativadas 3,2 milhões de conexões apenas em outubro, número 66% acima da média mensal de 2011, que é de 1,9 milhão.
No acumulado do ano, 19,5 milhões de novos assinantes aderiram ao serviço, um aumento de 64% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 11,9 milhões de novas conexões foram efetivadas. As conexões em banda larga móvel respondem por 37,6 milhões do total de acessos registrados em outubro, o que equivale ao dobro do volume obtido nos últimos 12 meses. Desse total, 7,4 milhões são originados por modems e 30,2 milhões por meio de celulares de terceira geração (3G). Já os acessos fixos representam 16,3 milhões de conexões, crescimento de 22,4% ante outubro de 2010.
O avanço é resultado do trabalho que as operadoras tem feito para ampliar tanto a infraestrutura de banda larga fixa, já disponível em todos os municípios brasileiros, como a cobertura das redes 3G, que esse ano já alcançou quase o dobro da meta estabelecida para 2013. É justamente a expansão da banda larga que permitirá o aumento do acesso à internet no Brasil, que hoje já está disponível para cerca de 48% da população. De acordo com estimativas da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o índice era de 27% em 2007.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros