Bauducco leva o panettone do OOH ao TikTok no Natal em 2022

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Marketing

Bauducco leva o panettone do OOH ao TikTok no Natal em 2022

Marca combina ações de merchandising na TV, missão nas redes sociais e ativações para promover seu principal produto da época


23 de dezembro de 2022 - 12h22

(Crédito: Divulgação)

Desde a década de 1950, nos primeiros anos da marca, o panettone se tornou o astro do portfólio da Bauducco. Por isso, a cada ano, a empresa tem o desafio de encontrar formas criativas de promover o tradicional produto para o público.

Em 2022, a Copa do Mundo acabou roubando as atenções das pessoas nos meses de novembro e dezembro, o que fez com que a Bauducco adotasse uma estratégia um pouco diferente para as ações de comunicação do produto.

“Em um ano com tantos acontecimentos como o de 2022, e com o Mundial de futebol no final do ano pela primeira vez na história, demos ao time o desafio de garantir que o brasileiro não perdesse a conexão com a data, mantendo ativo o sentimento mágico de união que precede as semanas que antecedem o Natal”, relata André Britto, chief marketing officer (CMO) da Bauducco.

Panettone nas ruas, TV e redes sociais

Para levar o espírito natalino ao público, a marca encomendou à agência CP+B a missão de criar uma estratégia de comunicação multiplataforma. Com o mote “Neste Natal, dê presentes Bauducco”, a campanha teve início com ativações na mídia OOH e contou com o complemento de ações de merchandising nos programas É de Casa, Caldeirão do Mion e Altas Horas, da Globo.

No merchandising na TV, os apresentadores deram depoimentos sobre suas lembranças natalinas e presentearam os colegas com panettones da Bauducco.

De um Natal para outro

O CMO da Bauducco explica que a construção da mensagem natalina da marca é algo praticamente contínuo. Isso porque, segundo ele, enquanto uma campanha de Natal é executada, a empresa já colhe insights que serão utilizados no ano seguinte.

Embora tradição seja uma das palavras principais quando se trata de panettone no Natal, a empresa também procura investir em inovação para atrair outras pessoas para sua base de consumidores.

Britto relembra que, nos anos anteriores, a Bauducco criou uma versão salgada do panettone, o Panettone Bites e o Speciale de Limão Siciliano.

“Nesse ano, por exemplo, trabalhamos por meses para trazer uma série de ações inusitadas, que levaram em conta o Mundial de futebol no fim do ano. Além de desenvolvimento de um produto exclusivo, com confeitos verde e amarelo, realizados parcerias com os chefs Felipe Bronze e Netão Bom Beef que fizeram receitas com Panettone Salgado na churrasqueira para a torcida brasileira durante o Mundial do Catar”, conta o CMO.

TikTok e ações em outros países

Para se conectar a um público mais jovem, a Bauducco também recorreu ao TikTok neste Natal. A marca fez uso da solução de publicidade branded misson, promovendo desafios à audiência por meio de conteúdos distribuídos na mídia OOH, nas ruas de São Paulo.

Outro uso das redes sociais na campanha Natal foi a realização de ações em conjunto com outras marcas. Junto a Sadia, Piracanjuba, Nutella, M&M’s, Tramontina, Risqué, Ben&Jerry’s, Tirolez e outras marcas, a Bauducco apresentou possibilidades de combinação de seu panettone e chocottone.

A marca também promoveu seus produtos em outros países no dia mundial do panettone, celebrado em 15 de dezembro. Na data, foram realizadas intervenções urbanas simultâneas na Avenida Paulista, em São Paulo; no bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e também ações em 3D em Lima, no Peru e na Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos.

https://www.tiktok.com/@bauducco/video/7174818138876431621?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7168866928932881925

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