Black Friday: varejistas lideram reclamações
Com a expectativa de faturar R$ 978 milhões apenas nesta sexta-feira, 27, o festival de descontos repete problemas estruturais das edições passadas
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Meio & Mensagem
27 de novembro de 2015 - 12h21
Atualizada às 19 horas
A 6ª. edição da Black Friday brasileira está na metade do dia e já apresenta alguns problemas recorrentes que atrapalharam os planos de compra dos consumidores nos anos anteriores. Segundo o Reclame Aqui, os principais problemas apontados são: propaganda enganosa, problemas na finalização da compra, promoções, divergência de valores e produtos indisponíveis. As categorias mais reclamadas são informática, telefonia celular, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e cartões de crédito.
A estimativa da ClearSale é que as vendas cheguem a R$ 978 milhões ao final do dia, o que representa expansão de 12% em relação à edição do ano passado (R$ 872 milhões). Segundo pesquisa da e-Bit, 81% dos consumidores entrevistados planejavam gastar durante este dia. No entanto, os problemas ocorridos nas edições anteriores, que deram ao festival de descontos o apelido de “black fraude”, deixaram o brasileiro desconfiado do evento.
Até às 18h, a Black Friday já havia movimentado R$ 929 milhões.Os dados são da ClearSale, em parceria com o Busca Descontos.
O ranking com mais compras entre regiões até às 18 horas era ocupado pelo Sudeste, com 63%, seguido pelo Sul (14%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%). Nas cidades, a primeira posição estava com São Paulo, com 13%, seguida pelo Rio de Janeiro (7%), Brasília (2%), Belo Horizonte (2%) e Curitiba (1%). Outras cidades somavam 75%.
Até às 12 horas desta sexta-feira, 27, os sites que mais apresentavam reclamações, conforme ranking do Reclame Aqui, eram:
1. Kabum
2. Americanas.com
3. Submarino
4. Netshoes
5. Magazine Luiza
6. Ponto Frio
7. Extra
8. Walmart
9. Casas Bahia
10. Banco Cetelem
Até 1h da manhã desta sexta, o Reclame Aqui já havia registrado 1.002 reclamações contra esses sites e outros. O Reclame Aqui mantém atualizações constantes sobre os problemas com o e-commerce durante a Black Friday.
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