Bud perde lugar para cervejas artesanais
Nos Estados Unidos, marca segue perdendo mercado entre os jovens e trabalha em estratégias para recuperar seu apelo junto ao público com menos de 30 anos
Nos Estados Unidos, marca segue perdendo mercado entre os jovens e trabalha em estratégias para recuperar seu apelo junto ao público com menos de 30 anos
Meio & Mensagem
27 de novembro de 2014 - 2h06
O consumo de cervejas artesanais ultrapassou o da marca Budweiser nos Estados Unidos. A Bud, símbolo norte-americano, distribuiu 16 milhões de barris da bebida no ano passado, de acordo com a Beer Marketer’s Insights. Já as cervejarias artesanais do país comercializaram 16,1 milhões de barris.
Segundo a Brewers Association, cervejas artesanais compõem cerca de 14% do mercado nos EUA – o que movimenta por volta de US$ 100 milhões anualmente – e, por serem mais versáteis, são mais populares entre jovens de 21 a 34 anos, público que mais consome a bebida, segundo a associação. Somadas, as vendas de marcas como Allagash, Lagunitas, Dogfish Head, tirariam da Bud o posto de terceira cerveja mais vendida nos EUA e ficariam atrás apenas de Bud Light e a Coors Light, primeiro e segundo lugares, respectivamente, aponta a Information Resources Inc. (IRI).
O declínio da Budweiser vem acontecendo há cerca de dez anos, quando comercializava em torno de 30 milhões de barris por ano. Em 1988, eram 50 milhões. Em contrapartida, o crescimento das marcas artesanais na última década foi mais sutil que o declínio da Bud. Em 2003, menos de dez milhões de barris foram vendidos.
Por conta dessa situação, a Anheuser-Busch Inbev, distribuidora da Budweiser, investe em uma nova estratégia de marketing, focada nos jovens, para reposicionar a marca. Segundo informações da AB Inbev, 44% dos norte-americanos entre 21 e 27 anos nunca provaram sua cerveja.
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