Assinar

Páscoa terá consumidor atento e seletivo

Buscar

Páscoa terá consumidor atento e seletivo

Buscar
Publicidade
Marketing

Páscoa terá consumidor atento e seletivo

Dólar e inflação elevam os preços e motivam a busca por marcas e produtos alternativos


24 de março de 2016 - 9h14

O dólar alto e a inflação elevada já são os vilões da Páscoa neste ano. Eles até chegam a assustar o consumidor, mas a busca por marcas alternativas e a criatividade impedirão que a data deixe de ser tão doce.

Levantamento da Nielsen mostra que os brasileiros estão dispostos a trocar o ovo pelo chocolate tradicional. De acordo com a pesquisa, os presentes mais citados como alternativa são o chocolate, por 55,1% dos entrevistados, seguido pelos ovos de Páscoa, 43,2%. O estudo mostra ainda que 42,5% das vendas em valor dos ovos de Páscoa são licenciados, ou seja, aqueles que vêm com brindes. A despeito da crise, 26 milhões de lares ainda pretendem presentear com ovos, principalmente produtos menores, com até 200 gramas. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), os produtos relacionados à data deverão ter um aumento de 15,17% em relação a 2014. A taxa supera a inflação acumulada nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano, que atingiu 10,37%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV. O Ibre estima que itens o vinho deve ficar cerca de 28% mais caro, o azeite, 25% e o bacalhau, 30%.

Itens de mesa mais populares, como hortaliças e legumes, também vão estar mais caros, segundo apuração do Ibre, devido à seca que o país enfrentou em 2015, além do pouco tempo para regularizar a oferta e demanda. 

Outra pesquisa nacional, elaborada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos, revela que cerca de 75 milhões de brasileiros devem comprar algum tipo de presente na Páscoa deste ano. Os 49% dos consumidores que querem presentear na data sinalizaram para um gasto médio real de R$ 45,14. De acordo com a Fecomércio-RJ, isso significa injeção de R$ 3,4 bilhões na receita do comércio brasileiro.

A variação de preços dos ovos chegam a 33% neste ano, de acordo com o site de comparação de preços Buscapé. 

Veja qual a expectativa das marcas em relação à Páscoa deste ano: 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também