Carreira no marketing: 6 dicas para ir ao topo
O marketing está mudando e Greg Welch, da Spencer Stuart, fala como se manter à frente desse jogo
Carreira no marketing: 6 dicas para ir ao topo
BuscarCarreira no marketing: 6 dicas para ir ao topo
BuscarO marketing está mudando e Greg Welch, da Spencer Stuart, fala como se manter à frente desse jogo
Meio & Mensagem
6 de junho de 2014 - 10h36
(*) Por Alex Kantrowitz, do AdvertisingAge
Greg Welch, sócio da empresa de busca de executivos Spencer Stuart, disse aos profissionais de marketing em conferência global na Associação de Marketing de Negócios, nesta semana, em Chicago, o que eles precisam fazer para chegar à frente no ambiente de hoje. Aqui estão seis dicas rápidas.
Prepare-se para ser o líder digital da sua empresa
Mais executivos estão olhando para o seu pessoal de marketing para mudar as transições de toda a empresa para o digital. “Ser um discípulo digital é a entrada para a dança”, disse Welch.
Seja um bom colega de trabalho
Os candidatos aos postos avaliados pela Spencer Stuart não são nivelados por baixo. “Você pode não pensar nisso, mas geralmente começam com seus semelhantes”, disse Welch. Ele quer saber se os candidatos evoluíram as suas equipes ou se as derrubaram.
Trabalhe em todos os departamentos
Os melhores marqueteiros têm calendários cheios de reuniões interdepartamentais, segundo Welch. Lisa Bacus, da Cigna, começa e termina seu dia com uma reunião com o CIO, de acordo com ele. “Mesmo o melhor ainda está recebendo conselhos. Eles ainda estão colaborando e, mais importante, eles aprendem a não fazer tudo sozinhos”, explica.
Traga talentos de fora
Como o marketing se torna mais especializado, grandes empresas estão trocando os funcionários com outros departamentos. “Veja o que acontece quando você se sentar com seu diretor de TI na próxima semana e dizer: ‘Pode haver um jovem talentoso em sua equipe que pode mudar de área?’”, disse Welch. “Eu vi algumas pessoas incrivelmente talentosas em finanças e, mais recentemente, alguns jovens executivos de TI, entrar em marketing e fazer um trabalho fabuloso”, completa.
Abrace suas estrelas
Gaste tempo com seus colaboradores estrelas ou enfrente o risco de perdê-los. “As pessoas que eu recruto dificilmente saem por causa de seu chefe. Você precisa ter certeza de que está gastando o tempo necessário pensando se você realmente conhece sua equipe”, diz o sócio da Spencer.
E um status
O tempo em que um CMO fica no cargo, segundo Welch, é quase o dobro de dez anos atrás, quando ele começou a publicar um estudo sobre isso. Em 2013, os CMOs ficavam uma média de 45 meses no posto. Em 2004, duravam apenas 23 meses. “A boa notícia é que as coisas se acalmaram”, disse Welch.
Tradução Bruna Molina
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros