Cenário incerto reduz salário do marketing
Guia Salarial 2014 da Robert Half aponta queda de 19% na remuneração dos gerentes de marketing
Guia Salarial 2014 da Robert Half aponta queda de 19% na remuneração dos gerentes de marketing
Meio & Mensagem
20 de novembro de 2013 - 9h36
O ano de 2014 deve apresentar redução e estabilidade na remuneração dos profissionais dos segmentos de marketing e vendas. A tendência é apontada pelo Guia Salarial 2014 da Robert Half, empresa de recrutamento especializado. Com orçamentos mais apertados devido às incertezas do cenário econômico mundial, as companhias não estão mais tão agressivas na questão salarial como estavam em anos anteriores. No Guia Salarial 2013, as remunerações chegaram a valorizações de até 25%.
No entanto, a situação não evidencia uma desvalorização dos profissionais, segundo Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de marketing e vendas da Robert Half. Para a profissional, houve mudanças nas estruturas das organizações e no perfil desejado por elas. “Os executivos mais antigos e que recebiam remunerações mais altas estão sendo substituídos por aqueles mais jovens e que, apesar de também qualificados, possuem pretensão salarial menor. Por isso o impacto sobre os salários”, explica.
Na área de vendas, além do dom comercial, o profissional procurado precisa apresentar perfil consultivo. Já em marketing, o perfil mais buscado é o de conhecimento mais generalista. As contratações observadas para níveis gerenciais são para a substituição de profissionais.
Outro fator que contribui para a desaceleração das remunerações em marketing e vendas é o desgaste da inflação salarial observada nos últimos anos. “Os salários chegaram a valores tão altos que as companhias estão optando por contratar profissionais mais jovens. Muitas empresas multinacionais têm questionado a realidade do custo Brasil, que já é considerado um dos países mais caros do mundo”, afirma Daniela.
Em 2014, as expectativas são de estabilidade nos salários e nas contratações de setores mais tradicionais, além de uma agressividade maior por parte de start ups para atrair talentos. O gerente de marketing é o cargo com a maior redução nas remunerações no Guia Salarial 2014, com queda de 19%. Já para os analistas de marketing a expectativa é de incremento de 7% nos salários. As habilidades mais valorizadas nestes profissionais são inglês fluente, perfil de venda consultiva, conhecimento sobre o negócio da empresa, foco em resultados, perfil generalista e habilidade de relacionamento com todos os níveis hierárquicos.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros