Marketing

Cesta de compras está com embalagens menores e tíquete médio maior

Edição 2025 do Brand Footprint Worldpanel by Numerator indica novo ciclo do mercado de bens de consumo massivo no Brasil

i 14 de julho de 2025 - 11h03

Ranking Brand Footprint de consumo dentro do lar

Consumidores optaram por embalagens menores e gastaram mais em cada compra em 2024 (crédito: Ground Picture/Shutterstock)

Os gastos dos brasileiros com bens de consumo massivo se mantiveram estáveis em 2024. O mercado teve alta de 5% em valor e 0,4%, em volume. O aumento no gasto médio foi de 4,3%. O consumidor equilibrou suas despesas optando por embalagens menores com tíquete médio maior, levando 1,8% de unidade a mais em cada ida ao ponto de venda.

Os dados são da 13ª edição do levantamento Brand Footprint Worldpanel by Numerator, publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinante do jornal tem acesso ao conteúdo aqui.

A pesquisa, que indica os produtos mais escolhidos nos lares brasileiros, analisou o desempenho de mais de 350 marcas, com uma amostra de 11,3 mil lares em todo o Brasil, que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo.

O estudo calcula o Consumer Reach Points (CRPs), que identifica o número de vezes que uma marca é escolhida pelos consumidores. O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca no período de um ano.

“O ano de 2024 pode marcar um novo ciclo do consumidor net zero, que não precisa ou não quer aumentar seus gastos com a cesta de consumo massivo, fazendo trocas para acomodar suas preferências”, analisa Elen Wedemann, CEO da Worldpanel by Numerator no Brasil.

Marcas mais escolhidas

A Coca-Cola, líder histórica do ranking, é novamente a primeira colocada da lista, com 644 milhões de CRPs (veja a lista das 50 marcas abaixo), seguida por Ypê (a única do Top 5 que perdeu CRP e que não cresceu em oito ou mais canais), Perdigão, Seara e Sadia (que voltou ao grupo das cinco maiores no lugar de Italac, agora na sexta posição).

Desempenho das Top 5 marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2024

Desempenho das Top 5 marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2024

Fonte: Brand Footprint Worldpanel by Numerator

Dove, Palmolive e Frisco foram as novidades na lista das 50 maiores. A Dove, por sinal, com avanço de 16 posições no ranking, foi a marca de maior movimentação. Na sequência apareceram Seda, com ganho de dez postos, e Maggi, com oito. No campo oposto, Marilan e Fugini registraram as piores quedas, cada uma regredindo 11 posições. Bombril, por sua vez, recuou cinco colocações.

Ao todo, nove marcas se mantiveram estáveis no ranking, enquanto 25 subiram e 16 desceram. Entre as top 50 marcas mais presentes nos lares brasileiros, 54% (167) cresceram CRP, sendo que 80 cresceram via penetração e frequência.

Ranking Brand Footprint das 50 marcas mais presentes nos lares brasileiros em 2024

Ranking Brand Footprint das 50 marcas mais presentes nos lares brasileiros em 2024

Fonte: Brand Footprint Worldpanel by Numerator