Cinco dicas para reter talentos inovadores
Saiba o que deve ser feito e o que deve ser evitado para não perder profissionais para a concorrência
Saiba o que deve ser feito e o que deve ser evitado para não perder profissionais para a concorrência
Meio & Mensagem
19 de novembro de 2014 - 10h02
Do ProXXIma (*)
Parabéns. Você contratou um inovador em marketing digital que já começou a revolucionar a sua empresa. Toda a companhia está pensando de forma diferente agora e você está se tornando cada vez mais relevante para a nova base de consumidores.
Mas, da mesma forma que a transformação digital da sua empresa ganha destaque, o seu líder digital também. Você corre o risco de perder a única pessoa que não poderia deixar a equipe.
Retenção de talentos digitais começa na fase de recrutamento
A demanda por talentos digitais é maior que a oferta, e esse desequilíbrio vai aumentar cada vez mais. Como resultado, será necessário o dobro de tempo e custo para substituir um líder digital nos próximos 3 anos.
Entenda que você está competindo desde o primeiro dia que conhece o candidato para mantê-lo na empresa. Essa concorrência não ocorre apenas dentro da própria indústria de atuação, ela pode incluir o Facebook, Google, agências digitais e outras companhias que possam oferecer infinitas possibilidades de crescimento profissional.
Existe um plano de carreira?
Muitas vezes, as empresas querem apenas preencher uma vaga ao recrutar candidatos. Um dos fatores decisivos na escolha do local de trabalho pelos profissionais é um plano de carreira que eles não enxergam em sua posição atual. Talentos digitais que recebem determinadas funções sem indicadores de performance ou responsabilidade de negócios logo vão se cansar. Por isso, as organizações devem mostrar que o trabalho irá se tornar cada vez mais interessante. Talvez, o profissional possa participar do desenvolvimento de um produto ou coordenar uma unidade de negócios, expandindo a revolução digital para além do departamento de marketing. Você deve deixar claro os desafios que estão por vir e as oportunidades que o aguardam.
Mudar é importante
Desenvolver um plano de carreira para potenciais talentos é essencial a qualquer departamento, mas principalmente ao segmento digital. Profissionais dessa área dedicam-se á mudança e visam o futuro. Isso se aplica tanto à vida pessoal como à profissional. Eles vão monitorar constantemente o desejo de transformação dos funcionários e seu compromisso com o progresso.
Além de desenvolver um plano de carreira, o que mais as empresas devem fazer para manter seus talentos digitais? Certifique-se de que eles estão recebendo regularmente:
Tarefas e projetos desafiadores. Oportunidades para serem criativos e expansivos em seus pensamentos mantêm pessoas talentosas engajadas e enérgicas.
Exposição em toda a empresa. Profissionais talentosas alimentam suas energias e ideias a partir de outras pessoas. Ofereça-lhes oportunidades para trabalhar com outros funcionários excepcionais e seu entendimento e apreciação pela empresa vai aumentar.
Oportunidades de liderança. Encorage-os a ajudar no desenvolvimento de liderança capaz de elevar a marca entre influenciadores.
Treinamento ou patrocínio executivo. Quando um executivo vê um interesse individual em um talento e oferece conselhos, o profissional se torna mais propensa a continuar, ignorando outras oportunidades.
Caso você você queira manter um talento digital, há duas coisas que devem ser evitadas:
Não contrate alguém acima das expectativas: Trazer alguém com talento e experiência muito superiores à vaga é sinônimo de problemas. Por que a pessoa iria ficar se uma oportunidade muito melhor em outra companhia deve surgir em breve?
Não deixe que eles se tornem obsoletos: Lembre-se de que essa pessoa deve ser responsável pela transformação. Empresas que não estão constantemente em busca de inovação sabem que a transformação nunca está completa. Ofereça a esses talentos a oportunidade de construir o futuro. É o que o seu negócio precisa para se manter à frente dos concorrentes – e o que o seu profissional precisa para prosperar.
* Por Lynne Seid, sócia da Heidrick & Struggles para o Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros