Coleção feminina rende confusão à Nike na Samoa
Peças de roupas com estampa de tatuagem tradicional despertaram a ira dos moradores da comunidade
Coleção feminina rende confusão à Nike na Samoa
BuscarColeção feminina rende confusão à Nike na Samoa
BuscarPeças de roupas com estampa de tatuagem tradicional despertaram a ira dos moradores da comunidade
Meio & Mensagem
16 de agosto de 2013 - 1h02
A Nike se meteu em uma enrascada em Samoa, comunidade da Polinésia banhada pelo Oceano Pacífico. A gigante lançou uma coleção de roupas femininas para esportes chamada Pro Tatto Tech, que imita o desenho da pe’a, um tipo de tatuagem tradicional da Samoa. O problema? Culturalmente, as tatuagens estampadas são feitas exclusivamente por homens durante um ritual de passagem.
A coleção despertou a revolta dos moradores das ilhas. Os comentários negativos sobre as roupas invadiram as redes sociais e geraram pauta nos principais jornais da comunidade e da Nova Zelândia. Segundo informações do Huffington Post, até um abaixo assinado foi organizado para impedir que a marca continuasse a vender as peças.
Diante da repercussão negativa, a Nike decidiu cancelar a coleção. "Nós pedimos desculpas para aqueles que se sentiram atingidos pelo design das peças. Nenhuma ofensa foi intencional", afirmou a empresa em comunicado.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros