Confira as ativações dos principais patrocinadores da Bienal do Livro 2025
Com patrocínio master do Itaú, Shell e TikTok, edição deste ano promete ativações imersivas e encontros com escritores renomados

O evento acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro (Créditos: Divulgação)
Começa nesta sexta-feira, 13, a Bienal do Livro 2025, sediada no Rio de Janeiro. O evento promete reunir mais de 600 mil leitores no Riocentro, até o dia 22 de junho. Entre as atrações confirmadas, estão grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Raphael Montes, Miriam Leitão, Lynn Painter, entre outros.
Neste ano, o Rio de Janeiro recebeu o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela UNESCO, atraindo diversos patrocinadores para o evento. Já são 18 marcas apoiadoras, dos mais diversos segmentos, incluindo os patrocinadores master Shell, Itaú e TikTok.
Confira as principais ativações disponíveis na edição 2025:
Shell Brasil
Patrocinadora na cota Apresenta, a marca detém os naming rights da Praça Além da Página e do Palco Apoteose, áreas de destaque no evento. É esperado que o local reúna 5 mil participantes em encontros com celebridades, influenciadores e grandes autores, ganhando a oportunidade de serem fotografados com seus ídolos.
Itaú Cultural e Fundação Itaú
Também patrocinador na cota Apresenta, o banco disponibilizou exposições físicas e virtuais, além de atividades formativas. A mostra “Ocupação Machado de Assis” conta com mais de 100m², e narra os 69 anos de vida do romancista com vídeos, fotos, documentos, cartas e fac-símiles.
TikTok
A marca ficou com a Calçada Literária e o Artists Alley, espaços para homenagear artistas independentes, incluindo ilustradores, roteiristas e quadrinistas. O espaço vai reunir 32 artistas sob curadoria do jornalista Sidney Gusman.
Light
A Light ficou com os direitos da Leitura nas Alturas, uma ativação que oferece experiências sensoriais e um passeio numa roda-gigante. A marca ainda instalou totens com power banks o público carregar o celular.
Paper Excellence
O Labirinto de Histórias e a Praça de Autógrafos ficaram com a Paper Excellence, que está trazendo livros à vida através de experiências lúdicas, além de promover um ponto de encontro entre autores e leitores – incluindo Ruy Castro, Raphael Montes, Itamar Vieira Junior, Chimamanda Ngozi Adichie e Lynn Painter.
Pólen/Suzano
Também na cota master, a Pólen trouxe o Café Literário, ambiente inspirado nos salões de Paris. A ativação promete ser palco de reflexões sobre temas contemporâneos, além de receber ícones da literatura, como Afonso Cruz, Aline Bei, Drauzio Varella, entre outros.
Claro
A Claro entra como operadora oficial do evento, oferecendo ao público um lounge com wi-fi liberado e espaço de carregamento de celulares.
Skeelo
Patrocinadora do Lounge Creators, a Skeelo reúne influenciadores e assina os áudios das cabines literárias da roda-gigante. Além disso, a marca apresenta o SkeeloTalks, um estande de bate-papos entre autores e influenciadores, e a Resenha do Skoob, ação de troca de livros.
Estácio
A Estácio está promovendo o Escape Room, com salas temáticas inspiradas em thrillers literários. A ativação conta com a participação das editoras HarperCollins, Arqueiro, Ediouro e Companhia das Letras.
Outras marcas também estão patrocinando o evento, entre elas a Bic, OLX, Faber-Castell, Transegur, Rede Itaú, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Grupo Cataratas, Concessionária Iguá, Bookwire e operador portuário MultiRio.
“A Bienal do Livro Rio sempre lançou tendências e inspirou eventos literários em todo o país. Esse número recorde de parceiros tão relevantes mostra como a Bienal extrapola o ecossistema literário e se consolida como uma plataforma de narrativas que acessa todos os públicos”, diz Bruno Henrique, diretor de Marketing e Conteúdo da GL events Exhibitions.