Copa de 2014: Nike é a marca mais associada
Pesquisa FRadar, feita pela F/Nazca e pelo Datafolha, aponta ainda Adidas e Coca-Cola como as mais lembradas
Pesquisa FRadar, feita pela F/Nazca e pelo Datafolha, aponta ainda Adidas e Coca-Cola como as mais lembradas
Fernando Murad
20 de junho de 2012 - 8h09
Mesmo sem figurar no time de patrocinadores da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Nike é a marca mais associada à Copa do Mundo de 2014 pelo público brasileiro, segundo a pesquisa FRadar, feita pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e pelo Instituto Datafolha. A empresa norte-americana, parceira de longa data da seleção brasileira, teve 28% de menção espontânea no levantamento.
Também com um histórico de apoio ao esporte, as multinacionais Adidas e Coca-Cola, ambas Fifa Partners, completam o pódio do levantamento com 19% e 16% de citações, respectivamente. Na outra ponta, 21% da amostra responderam “não sabe” e 11% “nenhuma”. “O território futebol está muito explorado. A questão é como fazer isso de forma relevante. As marcas que têm elementos mais próximos e verdadeiros são as mais lembradas”, aponta José Augusto Porto, diretor de planejamento da F/Nazca.
Já no campo das personalidades, Neymar, do Santos e da seleção brasileira, é o campeão disparado, com 39% das menções. Mesmo fora do time de Mano Menezes, Ronaldinho Gaúcho, do Atlético Mineiro, aparece em segundo lugar (23%). O rei Pelé é citado por 21% da amostra. Ronaldo Fenômeno, com 16%, e Kaká, com 10%, completam a lista dos mais lembrados.
A pesquisa também avaliou a expectativa da população em relação ao torneio. Embora otimistas quanto ao desempenho da seleção e ao legado, os brasileiros estão preocupados com os gastos públicos. Para 62% dos entrevistados, a Copa do Mundo irá melhorar a infraestrutura do País, e para 57% o time canarinho levantará o troféu no Maracanã. Já 58% da amostra acreditam que o evento irá aumentar a corrupção no Brasil.
O projeto FRadar é realizado desde agosto de 2007 com o objetivo de monitorar e identificar os hábitos de uso de internet e está em sua décima-primeira medição. A última onda, feita em abril, entrevistou 2.428 pessoas com 12 ou mais anos e também abordou a relação dos brasileiros com a Copa do Mundo de 2014.
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