Assinar

Cover de Gaga conquista marcas durante passagem da cantora pelo Brasil

Buscar

Cover de Gaga conquista marcas durante passagem da cantora pelo Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Cover de Gaga conquista marcas durante passagem da cantora pelo Brasil

Penelopy Jean iniciou sua trajetória como drag queen em 2009, destacando-se por performances como cover da cantora Lady Gaga


7 de maio de 2025 - 15h12

Penelopy Jean é a dragcover oficial da Lady Gaga no Brasil

Penelopy Jean é a drag cover oficial da Lady Gaga no Brasil (Créditos: Yheuriet Kalil)

A vinda de Lady Gaga para o Rio de Janeiro impactou diretamente o trabalho de Penelopy Jean, a drag cover oficial da cantora no Brasil.

Interpretada por Renato Ricci, Penelopy iniciou sua trajetória como drag queen em 2009, destacando-se por performances como cover da cantora, recriando figurinos e coreografias. 

Em 2022, Penelopy virou notícia internacionalmente ao ser confundida, tanto pelo público quanto pela equipe de segurança da cantora, com a própria Lady Gaga durante o último show da turnê Chromatica Ball, em Miami, nos Estados Unidos.

“Meu primeiro show fazendo Lady Gaga foi em 2010 e, de lá pra cá, investi muito para me tornar uma das covers mais conhecidas dela mundialmente. No começo, mesmo tendo pouco retorno, escolhi acreditar no processo e me espelhar em grandes artistas como Rodrigo Teaser, o cover brasileiro do Michael Jackson, e Chad Michaels, a cover da Cher, que, há anos, entregam excelência nessa arte. Deu certo”, fala Penelopy Jean.

Para a drag cover, o espetáculo da Mother Monster na cidade carioca foi uma redenção após o cancelamento do show no Rock in Rio, em 2017. Na época, a cantora não compareceu por problemas de saúde. 

“É incrível pensar que hoje tenho reconhecimento internacional. Há menos de um mês, estava me apresentando fora do País — mas receber a Lady Gaga na minha terra e ser considerada a Gaga brasileira me enche de orgulho. Isso mostra que tudo o que enfrentei para chegar até aqui valeu a pena.

Match entre as marcas

Com o show da artista na Praia de Copacabana, durante o evento “Todo Mundo no Rio”, a drag cover estrelou dez campanhas publicitárias.

As marcas parceiras incluem Cif, Ibis, Piraquê, Anastasia Beverly Hills, Vult, Kibon, RioCard, Drogarias Pacheco, YouTube — e o banco Santander, patrocinador do projeto, que fechou um contrato de quatro meses com a performista.

Questionada sobre como foi o processo criativo para manter sua identidade e, ao mesmo tempo, atender às diferentes linguagens de marca, Penelopy pontua que tem sua própria persona além do trabalho como cover.

“A Lady Gaga sempre foi minha maior referência, então foi tranquilo criar looks inspirados nela, mas sem serem réplicas perfeitas, como costumo fazer. Busquei me basear em signos, cores e no estilo que já é marca registrada dela, e que a maioria do público reconhece de imediato”, explica.

Yheuriet Kalil, CEO da Mosaico, agência com foco em influência e diversidade, comenta que as oportunidades de trabalho para Penelopy aumentaram justamente porque as marcas enxergaram nela o elo ideal entre esse momento cultural e o mercado publicitário

“Estruturar e coordenar dez campanhas em um período tão curto foi, sem dúvida, desafiador, mas também mostrou toda a nossa capacidade produtiva. Desde o momento em que o show foi anunciado, começamos a planejar. Por Penelopy ser uma multiartista, preparamos um material completo para o mercado, apresentando diferentes formatos e possibilidades criativas, sempre com o objetivo de ir além do post tradicional e construir ações com personalidade”, explica Kalil. 

Para eles, a recente parceria com o Santander — que vai além do espetáculo — é simbólica e estratégica. As ações começaram em fevereiro, com o desenvolvimento de conteúdos que aqueceram a audiência, conectaram a marca às expectativas do público e construíram uma jornada até o ápice da apresentação.

“Não apenas por envolver uma grande marca do setor financeiro investindo em uma drag queen, o que, por si só, já representa um avanço importante na ampliação da diversidade na publicidade, mas também pelo valor cultural dessa ativação”, completa.

Além de cover, Penelopy também atua como apresentadora. Ela já esteve à frente do reality Drag Me as a Queen, no canal E!, e atualmente apresenta o programa Do Alto do Seu Conhecimento, no Universal+.

Publicidade

Compartilhe

Veja também