Crescimento da Localiza cai pela metade
O avanço da receita, que foi de 37,2% em 2010, passou para 16% em 2011
O avanço da receita, que foi de 37,2% em 2010, passou para 16% em 2011
Janaina Langsdorff
3 de fevereiro de 2012 - 8h30
A receita líquida da Localiza, a maior locadora de carros do Brasil, cresceu bem menos em 2011. A alta foi de 16%, para R$ 2,9 bilhão, enquanto o acréscimo obtido no ano anterior foi de 37,2%, o equivalente a R$ 2,5 bilhões em relação ao ano de 2009. O lucro líquido de R$ 291,6 milhões repete praticamente o mesmo índice, com elevação de 16,4%, ante os R$ 250,5 milhões registrados em 2010.
Já o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) acabou tendo o seu crescimento de R$ 171,8 milhões (no ano, totalizou R$ 821,3 milhões, alta de 26,5%) parcialmente comprometido pelo aumento de R$ 55,2 milhões na depreciação de carros que, de acordo com Roberto Mendes, diretor financeiro e de relações com investidores da Localiza, foi provocado pelo aumento da frota e por investimentos em marketing feitos para vender os modelos seminovos.
Outro fator que impactou no resultado foram os R$ 48,9 milhões em despesas financeiras, que subiram 37,6% no ano, devido ao “aumento de 21,8% na dívida líquida média e do aumento da taxa básica média de juros, que passou de 9,7% em 2010 para 11,6% em 2011", declarou a empresa, que divulgou o balanço nessa quinta-feira, 2.
Promessa
Em agosto de 2011, a Localiza anunciou um investimento de R$ 2,7 bilhões para dobrar o tamanho da sua frota até o fim desse ano. O maior aporte já feito em seus 38 anos de história inclui a renovação e aquisição de novos veículos. Com aproximadamente cem mil carros hoje, a pretensão da empresa é comprar outros cem mil, entre os modelos Novo Uno (Fiat), Focus Hatch 1.6 e Fusion (Ford), Logan 1.0 e Fluence (Renault), e o Peugeot 408. As variantes econômicas devem representar 62,9% desse total e os carros médios, executivos e utilitários completam os 37,1% restantes.
O aporte será obtido com a venda de carros usados e recursos provenientes de caixa próprio, além de captações feitas no mercado de capitais. A Localiza abriu seu capital na Bovespa em 2005. Fundada em 1973 com seis fuscas usados, a Localiza tem dois terços do seu faturamento gerado pela locação de automóveis, o foco principal de negócios da empresa. O restante é obtido com a terceirização de frotas.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros