Mirando IPO, Airbnb realiza maior aquisição
Compra do site HotelTonight marca presença cada vez maior da empresa no setor hoteleiro
Compra do site HotelTonight marca presença cada vez maior da empresa no setor hoteleiro
Do Ad Age*
O Airbnb comprou o HotelTonight, sua maior aquisição até o momento, em uma movimento para aumentar a listagem de hotéis em seu site visando uma futura abertura de capital. O Airbnb não divulgou os valores da compra, mas pessoas próximas ao assunto afirmam que o preço é próximo à última avaliação do HotelTonight. Há dois anos, um grupo de investimentos avaliou a empresa em US$ 463 milhões, segundo o PitchBook Data, uma consultoria de pesquisa de marcado. No começo de 2017, o Airbnb adquiriu o Luxory Retreats por cerca de US$ 300 milhões, sua maior aquisição até então.
O HotelTonight oferece reservas de hotel feitas no último minuto, buscando ocupar o inventário ocioso de áreas urbanas, e o aplicativo tem sido uma joia da indústria hoteleira desde seu lançamento, em 2010. A aquisição estende ainda mais o alcance do Airbnb na indústria. A plataforma transformou o setor ao persuadir milhares de pessoas a abrir sua casa a estranhos. Sua força se tornou tamanha que companhias tradicionais como o Booking Holdings têm investido em oferecer listagem de casas em seus próprios sites.
Em novembro de 2016, o cofundador e CEO da plataforma Brian Chesky, anunciou que o Airbnb começaria a comercializar voos, experiências e tudo o que envolve viajar. O objetivo é que a plataforma se transforme no equivalente a Amazon em seu setor.
Ano passado, o Airbnb começou a destacar os hotéis de forma mais proeminente em seu site e introduziu, também, um programa de fidelidade, entrando ainda mais no ramo de seus rivais. A empresa mais que dobrou o seu número de quartos de hotéis em locais como butiques, cama e café e outras modalidades como hostels e resorts. O Airbnb possui mais de seis milhões de locações listadas, pouco afrente do Booking, com cerca de 5,7 milhões.
O HotelTonight é especialista em hotéis butique, que oferecem experiências como jogos de tabuleiro ou guerras de travesseiro em seu lobby. “Hotéis estão apostando nessa ideia de prover experiências, momentos instagramáveis para millennials, e esperamos ajudar pessoas a conseguir isso em preços ótimos”, afirmou Sam Shank, fundador e CEO do site em entrevista concedida à Bloomberg TV em outubro.
A venda é uma mudança de estratégia para Shank, que tem falado sobre uma IPO do site nos últimos anos. Entretanto, recentemente o HotelTonight estagnou. Não alcança a lista de 100 aplicativos mais baixados do iPhone desde 2016, segundo a consultoria App Annie. Isso permitiu que o Airbnb comprasse a empresa por quase o mesmo valor que foi divulgado em 2017.
O aplicativo e o site do HotelTonight permanecem independentes do Airbnb, mas a empresa considera eventualmente integrar os serviços. Assim que a aquisição estiver fechada, o fundador do HT responderá diretamente ao Greg Greeley, presidente de casas do Airbnb.
*Traduzido por Salvador Strano
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros