Designer chefe da Apple deixa o cargo para montar empresa
Há décadas no posto, Jony Ive foi responsável pela aparência de produtos icônicos da companhia. Entre eles, o iPod, o iMac e, finalmente, o iPhone
Designer chefe da Apple deixa o cargo para montar empresa
BuscarDesigner chefe da Apple deixa o cargo para montar empresa
BuscarHá décadas no posto, Jony Ive foi responsável pela aparência de produtos icônicos da companhia. Entre eles, o iPod, o iMac e, finalmente, o iPhone
Meio & Mensagem
28 de junho de 2019 - 8h30
Por Ad Age*
O designer chefe da Apple, Jony Ive, está deixando a companhia após décadas no posto para formar uma empresa independente – e a Apple é um de seus primeiros clientes. Ive é o responsável pela aparência dos produtos mais icônicos da Apple, incluindo o iPhone.
“Jony é uma figura singular no mundo do design e seria impossível superestimar seu papel na renovação da Apple, do iMac em 1998 até o iPhone, com uma ambição sem precedentes”, afirmou o CEO Tim Cook, por meio de nota. “A Apple continuará a aproveitar o talento de Jony ao trabalhar diretamente com ele em projetos exclusivos, e através do trabalho constante, brilhante e apaixonante da equipe que ele construiu”. As ações da Apple caíram 1% após a notícia.
Outros designers da empresa ocuparão a função de Ive. Evans Hankey, vice-presidente de design industrial, e Alan Dye, vice-presidente de design de interface humana, reportarão a Jeff Williams, chief operating officer da companhia.
Dye e Hankey ocupam funções de liderança no design da Apple há anos. Eles que haviam assumido as funções diárias quando Ive passou a focar na criação da nova sede da companhia em Cupertino, Califórnia. Williams, por exemplo, liderou o desenvolvimento do Apple Watch desde o início. Segundo a companhia, ele passará mais tempo trabalhando com sua equipe no estúdio.
Ive começou a liderar o time de design da empresa em 1996, antes ainda de Steve Jobs voltar à empresa que estava quase falindo. Nas últimas duas décadas, os designs de Ives, desde o desktop em 1998, incluindo o iPod em 2001, até o iPad em 2010, foram significantes para o crescimento da empresa. Em 2012, um ano após se tornar CEO, Cook indicou Ive como também responsável pelo design de softwares.
*Crédito da imagem no topo: reprodução
Compartilhe
Veja também
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão