Desktops perdem espaço para notebooks
Crescimento das vendas nacionais de PCs cai de 15% no primeiro semestre de 2011 para 2% no mesmo período de 2012, com especial queda entre os desktops
Crescimento das vendas nacionais de PCs cai de 15% no primeiro semestre de 2011 para 2% no mesmo período de 2012, com especial queda entre os desktops
Meio & Mensagem
30 de agosto de 2012 - 9h40
Os brasileiros compraram 7,8 milhões de computadores no primeiro semestre de 2012, alta de apenas 2% ante o mesmo período do ano passado, quando o crescimento foi de 15% ante os primeiros seis meses de 2010. Segundo estimativas do IDC fornecidas ao jornal Valor Econômico, a expectativa é que o mercado nacional de PCs cresça 8% em 2012, versus a previsão inicial de 13%, puxado especialmente pelo lançamento do Windows 8 pela Microsoft.
Notebooks, netbooks, ultrabooks e aparelhos ultrafinos permanecem na dianteira das vendas com 55% de participação. Apesar de ainda representarem 45% do mercado de computadores do Brasil, os desktops registraram uma queda de 11% nas vendas, confirmando o avanço cada vez maior dos aparelhos móveis. Os usuários domésticos foram responsáveis por 67% das compras, seguidos pelos clientes corporativos (27%) e pela área educacional e governo (6%).
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