Dia das Crianças: varejo mira alta de 14%
De acordo com a Alshop, brinquedos importados estão entre os maiores desejos dos pequenos, com destaque para os games
De acordo com a Alshop, brinquedos importados estão entre os maiores desejos dos pequenos, com destaque para os games
Meio & Mensagem
11 de outubro de 2012 - 4h00
Por Isabella Lessa
Apesar de não estarmos em um momento forte na economia, os varejistas seguem otimistas quanto ao consumo neste Dia das Crianças. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) estima que, neste ano, a tão esperada data terá um crescimento de 14% nas vendas em relação a 2011.
O PROVAR/FIA já havia sinalizado o aumento da intenção de compras para o último trimestre do ano: 56% dos consumidores entrevistados pelo instituto disseram estar propensos a comprar bens duráveis até dezembro. No estudo feito no trimestre anterior, este índice era de 53,8%. O Dia das Crianças e o Natal são as datas mais importantes do ano para o varejo de brinquedos. De acordo com a Alshop, a primeira é ainda mais lucrativa, representando 35% das vendas do ano, 5% a mais do que a segunda.
Dados do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, apontam que os brasileiros devem gastar R$ 6,02 bilhões em brinquedos até o final do ano. A classe B, que corresponde a 24,45% dos domicílios, é a que mais deve consumir, representando quase metade desses gastos (46,50%).
“Este período representa 65% do faturamento do ano todo, um peso extraordinário”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. “Mesmo com a dificuldade econômica, a data permanece imune. Há um incentivo do governo com a política das taxas baixas de juros. Todo sacrifício é feito pelos pais para presentear os filhos”, completa. Segundo ele, o movimento fraco das vendas no ano passado se deve ao aumento,desde o fim de 2010, (de 20 para 35%) das alíquotas das importações.
Brinquedos importados estão entre os maiores desejos dos pequenos, com destaque para os games. Segundo Nabil, “a criança de hoje é mais antenada, quer ter um iPad e telefones de última geração”. Uma pesquisa da Ipsos Marplan, realizada com meninos e meninas de 10 a 12 anos em treze capitais brasileiras, revela que 59% acessam a internet, 61% jogam online e 34% usam sites de relacionamento.
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