Futebol, surf e tecnologia
Semp TCL amplia investimentos em marketing esportivo para potencializar visibilidade e engajamento do consumidor brasileiro
Semp TCL amplia investimentos em marketing esportivo para potencializar visibilidade e engajamento do consumidor brasileiro
Fernando Murad
8 de fevereiro de 2019 - 16h47
Criada em julho de 2016, a joint venture Semp TCL, que possui em seu portfólio as marcas Semp, TCL e Toshiba, aumentou seu faturamento de R$ 427,8 milhões para R$ 774 milhões no período entre 2017 e 2018, reflexo da expansão da atuação da empresa, como o aumento de 20% nas vendas de TVs, ano passado, e a entrada da TCL no segmento de mobilidade com celulares próprios.
A linha de telefones, por sinal, foi o mote de uma das mais recentes campanhas da empresa, criada pela Talent Marcel. A ação foi estrelada pelo jogador Rodrygo, do Santos, um dos embaixadores da marca (veja vídeo abaixo). O atleta também participou, junto com Neymar, da divulgação do contrato de patrocínio com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciado durante a CES, realizada em janeiro, na cidade de Las Vegas.
O contrato com a CBF, que tem duração de três anos, é mais uma das iniciativas da empresa no marketing esportivo — também patrocina os árbitros em competições nacionais de futebol, jovens atletas do surf, modalidade que fará sua estreia olímpica em Tóquio 2020, e o time de ciclismo Corinthians Audax Bike Team. Nesta entrevista, Patricia Vital, head de marketing da Semp TCL, explica a estratégia por trás dos investimentos no esporte e faz um balanço dos primeiros anos da joint venture.
Meio & Mensagem – Desde quando a Semp TCL tem investido em marketing esportivo e o que motivou a companhia a entrar na área?
Patricia Vital – A Semp TCL está presente na atmosfera do futebol desde 2007, com o propósito de se aproximar das duas maiores paixões dos brasileiros: futebol e tecnologia. O recente patrocínio da seleção brasileira de futebol coroa a nossa estratégia que consiste em potencializar a visibilidade, engajamento e o alcance desde as categorias de base até atletas de alcance global, representados pelos embaixadores da marca TCL Rodrygo e Neymar Jr. A marca TCL estampa seu logo nos uniformes dos árbitros competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e nas cabines de VAR durante os jogos da Copa o Brasil. Para as demais modalidades também estamos com uma estratégia bem agressiva, principalmente para os Jogos Olímpicos. Já revelamos o nosso apoio aos surfistas Tatiana Weston-Webb, Ryan Kainalo e Tia Blanco, e vem muito mais novidade por aí.
M&M – Quais são os objetivos da companhia com a parceria com a CBF e com a entrada no surf?
Patricia – O surf foi recentemente reconhecido como um esporte olímpico e será incluído nos jogos de Tóquio em 2020. Estamos associando a marca TCL a jovens talentos que estão em ascensão no esporte, num ritmo igualmente acelerado como da TCL, a marca de TV que mais cresce no mundo e no Brasil. Além disso, o estilo de vida descolado e antenado dessa modalidade está intimamente relacionado com o reposicionamento da marca Semp. Já para a marca corporativa Semp TCL, o patrocínio da seleção brasileira comprova o porte e a capacidade de realização da empresa. A marca sempre esteve presente nos melhores momentos do futebol na casa dos brasileiros, começamos com os rádios, evoluímos para os televisores, e mais recentemente, com smartphones. Hoje, somos reconhecidos como uma das empresas de tecnologia mais confiáveis e respeitadas do Brasil, segundo uma pesquisa quantitativa feita pelo Instituto Qualibest.
M&M – Quando começou o reposicionamento da marca e qual é a atual proposta?
Patricia – O reposicionamento da marca da Semp foi feito no segundo semestre de 2018, primeiro com o lançamento da categoria de áudio, depois evoluiu para a contratação do embaixador, Ryan Kainalo, de apenas 12 anos. A marca quer celebrar a diversidade de estilos e estar presente no cotidiano dos brasileiros, trazendo tecnologia e qualidade para facilitar, simplificar e divertir seus consumidores. Um lançamento está previsto para março de 2019.
M&M – Quais são as ações previstas para ativação desses patrocínios?
Patricia – Ainda não podemos revelar as próximas ativações, mas recentemente, os dois embaixadores da marca foram os encarregados do anúncio do grande patrocínio. Eles contaram a novidade em primeira mão pelas redes sociais da CBF e da TCL. Neymar Jr. lançou o tema e Rodrygo vestiu a camisa da seleção Semp TCL. Nosso objetivo foi anunciar essa importante parceria de forma orgânica e legítima. Temos dois talentos gigantes evidenciando o novo patamar que a marca alcançou nos País.
M&M – Qual é o balanço das operações da Semp TCL desde o início da joint venture, em julho de 2016?
Patricia – A joint venture da Semp com a TCL Corporation trouxe grandes possibilidades de mercado, crescimento e novidades, com um braço global com o que tem de mais avançado no mundo. No período entre 2017 e 2018, o faturamento da empresa aumentou de R$ 427,8 milhões para R$ 774 milhões.
M&M – Quais são as categorias mais representativas em termos de vendas para a empresa no Brasil?
Patricia – A Semp TCL atua nos segmentos de áudio e vídeo, mobile, smartphones e eletroportáteis. A mais representativa é o segmento de TVs, que fechou 2018 com aumento por volta dos 18% a 20%. Houve movimentação maior no período de julho a agosto. No período, o sell out registrou algo em torno dos 11 milhões de telas. Na Copa do Mundo, o destaque foi o 4K. Pode-se destacar três pontos relevantes para os produtos, que são: conectividade (já está em 90 % da nossa linha), streaming de vídeos e inteligência artificial – que permite tanto conectar, como ampliar outras funções. Esses dispositivos devem chegar ao mercado no primeiro trimestre do ano.
*Crédito da imagem do alto: reprodução
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento