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Gigantes da tecnologia criam projeto de acesso à web

Facebook e Samsung estão entre as empresas fundadoras do internet.org, iniciativa para ampliar acesso à web de populações de países emergentes. Segundo as companhias, apenas um terço do planeta está conectado


21 de agosto de 2013 - 8h00

Uma iniciativa para ampliar o acesso à internet de populações que vivem principalmente em países emergentes reuniu algumas das maiores companhias tecnológicas do mundo. Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, é um dos nomes que ajudou a criar o internet.org, projeto lançado nesta quarta-feira, 21, que tem o objetivo de promover meios de conectar uma multidão formada por mais de cinco bilhões de pessoas. A parceria, que inclui também Ericsson, Media Tek, Nokia, Opera, Qualcomm e Samsung, irá desenvolver projetos, compartilhar conhecimento e mobilizar outros players, como as operadoras de telefonia celular, e governos com esse fim.

O Internet.org informa, em sua página, que dois terços da população mundial não têm acesso à web (um vídeo disponível no site e no YouTube dá mais detalhes; veja abaixo). “Nos países emergentes, existem enormes barreiras à conectividade e à economia do conhecimento. O internet.org surge como uma parceria global que pode ajudar a superar esses obstáculos”, declarou Zuckerberg, em comunicado. As companhias fundadoras do projeto afirmaram se espelhar em outro projeto, o Open Computer, bancado por outras empresas de tecnologia, que baixou custos de hardwares e da computação em nuvem.

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Os gigantes digitais observaram também, no comunicado, que o número de usuários da web cresce a uma taxa de 12% ao ano, o que consideram uma evolução lenta. Para aumentar os índices de pessoas conectadas foram estabelecidos três desafios-chave:

– facilitar o acesso – desenvolvimento de tecnologias que tornem a conectividade móvel mais acessível, o que envolve a criação de smartphones de alta qualidade e baixo custo;

– usar dados com mais eficiência – investimento em ferramentas que reduzam drasticamente a quantidade de dados necessária para usar a maioria dos aplicativos ou navegar na internet;

– adotar modelos sustentáveis de negócios que promovam acesso – teste de projetos com operadoras, fabricantes de celulares e outros setores para criar acesso mais barato.  

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