Gkay organiza “Farofa do Ali” para AliExpress
Campanha de 12 anos do marketplace inclui festa em ilha no metaverso e ações de live commerce num momento de crescimento da operação da empresa no Brasil
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Fernando Murad
15 de março de 2022 - 6h35
Detentor de 39,8% de market share de compras internacionais no Brasil em 2021 – e de 64% de preferência –, segundo a consultoria Conversion, o AliExpress, site de vendas internacionais do grupo Alibaba, completa 12 anos no ar na segunda, 28, e Gkay, a influenciadora Gessica Kayane, será a responsável pela celebração, que também terá a participação de Viih Tube e Pequena Lo.
Criada pela AlmapBBDO, a campanha “Farofa do Ali” terá uma festa em uma ilha no metaverso, no dia do aniversário, que abrirá um período de cinco dias de promoções no marketplace, em que milhares de novos itens serão incluídos, temporariamente, na categoria frete grátis, e os produtos preferidos dos compradores brasileiros terão redução de preço de até 80%. A festa na ilha acontecerá na estrutura do GTA. A marca terá um servidor lá dentro. Além da festa em si para quem estiver no metaverso, a ação será transmitida pelo AliExpress pelas redes sociais. A agência NTZ é parceira na ação.
Além da festa, lives com famosos, lives commerce com Gkay e jogos online como a “Batalha Ali” incentivarão o público a convidar amigos para aproveitar os descontos da Farofa. A ação premiará os farofeiros que mais atraírem usuários para o AliExpress. No total, R$ 8 milhões serão distribuídos em prêmios, que ficarão disponíveis para os ganhadores comprarem o que quiserem no AliExpress. Ao longo da semana de comemoração, os usuários poderão comprar, por R$ 1, as chamadas mistery box, caixas com conteúdo desconhecido, em que uma seleção de produtos, que pode incluir itens especiais como smartphones e tablets, é enviada ao comprador.
“AliExpress tem essa frente de inovação, com milhares de produtos único e diferentes. É um atributo importante e queremos associar com essa brasilidade muito forte da Gkay. Queremos fazer esse mix”, explica Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil desde outubro do ano passado. A campanha de aniversário da marca terá ações em todos os países onde atua, sempre com pegada local. No Brasil, o mote será “Farofa do Ali. Não é só um aniversário. É o aniversário”.
Em outra iniciativa, durante a semana de comemoração, Gkay escolherá cinco consumidores (um por dia) para ganhar um convite para seu evento físico de final de ano “Farofa da Gkay”. Para concorrer é preciso publicar nas redes sociais um vídeo contando qual produto do AliExpress a pessoa levaria para a farofa e marcá-lo com a hashtag #DesafioFarofaDoAli. As peças da campanha terão veiculação nos intervalos do Big Brother Brasil e da nova versão da novela Pantanal, na Globo.
A campanha de aniversário encerra o calendário comercial do ano fiscal da empresa chinesa que termina em 31 deste mês. A ação do Dia do Solteiro, celebrado em 11 de novembro, por exemplo, registrou crescimento de 72% no ano passado em relação ao mesmo período de 2020. “AliExpress está com crescimento expressivo, o Brasil é um dos principais mercados para a empresa no mundo”, destaca Briza, citando que o País está no top 5 da companhia globalmente.
Nos últimos anos, a empresa tem investido em soluções logísticas para diminuir o prazo de entrega de seus produtos internacionais no Brasil, como adoção de seis voos fretados semanais para o Brasil; transporte do exterior até o solo brasileiro em sete dias após o pedido; linha de produtos com entrega garantida até a porta do usuário em 15 dias; parcelamento de itens em até seis vezes, sem cobrança de juros; criação de um endereço, no Brasil, para devolução e troca de itens; entrada de vendedores brasileiros na plataforma; e serviço de atendimento ao consumidor operado por nativos de língua portuguesa.
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