Google desbanca posição da Microsoft
Maior buscador do mundo toma o lugar da Microsoft em valor de mercado e também no ranking da Interbrand
Maior buscador do mundo toma o lugar da Microsoft em valor de mercado e também no ranking da Interbrand
Meio & Mensagem
2 de outubro de 2012 - 9h15
O valor de mercado de US$ 249,2 bilhões alcançados pelo Google no pregão da Nasdaq, que negocia ações de companhias de tecnologia, desta segunda-feira 01 posiciona o buscador como a segunda empresa de tecnologia mais valiosa do mundo, posto antes ocupado pela Microsoft, hoje avaliada em US$ 248,7 bilhões. A liderança é a Apple, que atinge a cifra de US$ 632,9 bilhões.
Segundo dados da EMarketer, o Google, que já domina o mercado de anúncios em dispositivos móveis, deve buscar agora a liderança do Facebook nos Estados Unidos também no mercado de publicidade on-line. A empresa avança ainda com o seu sistema operacional, o Android, líder do mercado de smartphones com uma participação de 64% no segundo trimestre de 2012, seguido pelo iOs, sistema operacional da Apple, com 19%, e pela Microsoft, com apenas 2,7%.
O avanço dos aparelhos móveis vem diminuindo cada vez mais o espaço dos desktops, uma das principais fontes de receita da Microsoft com o Windows e o pacote Office, por exemplo. Uma eventual reação da Microsoft é esperada para o dia 26 de outubro, quando a marca planeja lançar a próxima versão do Windows, compatível inclusive com o primeiro tablet da marca, o Surface, anunciado no último mês de junho.
O tablet da Microsoft chega dois anos depois da companhia fundada por Bill Gates reconhecer o potencial de crescimento do setor, hoje dominado pelo iPad, da Apple, que acaba de ocupar o segundo lugar no relatório anual de melhores marcas globais da consultoria Interbrand, que será anunciado nesta terça-feira 2. Segundo informações antecipadas ao jornal Folha de S. Paulo, o valor da Apple aumentou 129% e ultrapassou o montante de US$ 76 bilhões, número próximo da avaliação da Coca-Cola, primeira colocada do ranking, que cresceu 8%. De acordo com o levantamento, o Facebook ficou em 69º lugar e o Google passou, novamente, a Microsoft pela primeira vez no relatório.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento