Microsoft lanca tablets da marca Surface
Surface chega para disputar um mercado já dominado pela Apple
A Microsoft acaba de entrar no mercado de tablets com o Surface, marca que já nasce num setor dominado por um oponente de peso, o iPad, da Apple, que somente no primeiro trimestre deste ano somou vendas de 11,8 milhões de unidades em todo o mundo. Conduzido por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, o anúncio oficial – realizado nesta segunda-feira, 18, em Los Angeles (Estados Unidos) – acontece dois anos depois da companhia fundada por Bill Gates reconhecer o potencial de crescimento dos tablets.
De acordo com a empresa de pesquisa ABI Research, o setor cresceu de 41% do primeiro trimestre de 2011 para o mesmo período de 2012, movimentando uma cifra próxima de 144,6 milhões de aparelhos, enquanto o segmento de computadores de mesa vem sinalizando índices de expansão cada vez menores. No quarto trimestre de 2011, por exemplo, a Apple vendeu 15,4 milhões de iPads, mesmo volume registrado durante todo o ano pelo mercado nacional de PCs, segundo a consultoria IDC. O resultado brasileiro indica que uma provável substituição de aparelhos tradicionais e portáteis pelos tablets já pode estar em curso.
A Microsoft enfrentará esse cenário de transição com dois modelos endossados pela marca Surface. Um deles roda com o sistema operacional RT e processador ARM, terá opções de 32 e 64 gigas de memória, 9,3 milímetros de espessura, 676 gramas e tela tátil de alta definição de 10,6 polegadas (26,9 centímetros). Com 13,5 milímetros de largura e 903 gramas, o segundo dispositivo funciona com o sistema operacional Windows 8 Pro e o processador de terceira geração Intel, além e oferecer espaços de 64 e 128 gigabytes.
A expectativa é que o aparelho equipado com chip ARM seja comercializado por um preço similar aos rivais já em atuação no mercado a partir do terceiro trimestre, mesmo previsão para o lançamento do Windows 8. Já a versão com os componentes Intel devem chegar às lojas físicas e on-line da Microsoft três meses depois com preços semelhantes aos ultrabooks. Ambos os equipamentos vêm uma capa protetora magnética, chamada Touch Cover, que funciona também como um teclado.