Marketing

As marcas preferidas – e hábitos de consumo – da geração Z

Realizada pela Forma Turismo, segunda edição do estudo ouviu mais de nove mil jovens brasileiros para identificar as preferências de produtos e serviços

i 8 de julho de 2025 - 15h56

Forma Turismo apresenta as marcas favoritas da geração Z (Crédito: 365daysStudios / shutterstock)
Forma Turismo apresenta as marcas favoritas da geração Z (Crédito: 365daysStudios / shutterstock)

A segunda edição da pesquisa “Hábitos de Consumo e Desejo da Geração Z”, que abrange os públicos que compõem, na verdade, as gerações Z e Alpha (nascidos de 2010 em diante), chega com o objetivo de entender o perfil, hábitos de consumo e aspirações de estudantes do ensino médio, focando em preferências de marcas e comportamento financeiro.

O material aponta quais são as preferências dos representantes da GenZ em segmentos econômicos, como bancos, marca de celular, marketplaces, snacks e redes sociais. “A geração Z já exerce forte influência nas decisões de consumo, tanto pelas suas próprias escolhas quanto pela capacidade de moldar comportamentos nas redes e no ambiente familiar. E esse protagonismo tende a crescer rapidamente”, explica Gustavo Bueno, diretor de marketing da Forma Turismo.

A pesquisa identificou algumas preferências desse público. Tendo em vista que 86% dos respondentes possuem uma conta em banco, mais de 36% deles afirmam ser correntistas no Inter, seguido por Nubank (23,73%) e Banco do Brasil (7,51 %). Entre as redes, apesar de o Instagram ser o favorito (91,24%), o TikTok vem crescendo em uma margem de consumo intenso (87,32%). Entre os marketplaces, Amazon (54,1%), Shopee (44,4%) e Mercado Livre (41,8%) estão no top 3. Já sobre linhas de maquiagem, a Rare Beauty, marca de Selena Gomez, foi a mais escolhida (26,82%). Aliás, 64% dos jovens da GenZ afirmam consumir esse tipo de produto. Veja, mais abaixo, as marcas preferidas dos respondentes.

Metodologia

Este ano, o estudo teve crescimento significativo na sua base amostral que passou de 4,7 mil pessoas, em 2024, para 9.386 estudantes brasileiros. A segunda edição da pesquisa conduzida pela Forma Turismo foi realizada em abril, com jovens de 15 a 18 anos.

Além disso, a empresa ajustou a forma de coleta de respostas. A quantidade de opções que cada participante podia selecionar foi reduzida (de até três escolhas, em 2024, para até duas, em 2025). Novas categorias também foram incluídas no questionário.

 

As marcas preferidas e os hábitos de consumo da geração Z
Segmento Marca %
Banco Inter 36,2%
Nubank 23,73%
Banco do Brasil 7,51%
Celular Apple 78,45%
Samsung 14,51%
Xiomi 3,89%
Marketplace Amazon 54,07%
Shopee 44,41%
Mercado Livre 41,81%
Bebidas / chás Del Valle 53,75%
Matte Leão 26,88%
Não consumo 15,81%
Energéticos Red Bull 61,61%
Baly 36,75%
Monster Energy 31,31%
Isotônicos Gatorade 55,62%
Não consumo 38,18%
Powerade 23,41%
Refrigerantes Coca-Cola Zero 38,36%
Coca-Cola 29,83%
Não consumo 16,66%
Chocolate KitKat 16,8%
Lacreme 9,04%
Milka 6,14%
Refeição rápida Sadia 46%
Não Consumo 21,92%
Swift 12,28%
Restaurantes fast food McDonald’s 70,13%
Burger King 32,94%
Subway 15,96%
Maquiagem Rare Beauty 26,82%
Fran 22,77%
Ruby Rose 22,31%
Ferramentas de busca Google 76,64%
TikTok 59,96%
ChatGPT 59,43%
Player de música Spotify 91,07%
YouTube Music 3,86%
Apple Music 1,74%
Redes Sociais Instagram 91,24%
TikTok 87,32%
Whatsapp 75,44%
Conteúdo Streaming 73,98%
YouTube 19,05%
TV Fechada 2,83%