As marcas preferidas – e hábitos de consumo – da geração Z
Realizada pela Forma Turismo, segunda edição do estudo ouviu mais de nove mil jovens brasileiros para identificar as preferências de produtos e serviços
A segunda edição da pesquisa “Hábitos de Consumo e Desejo da Geração Z”, que abrange os públicos que compõem, na verdade, as gerações Z e Alpha (nascidos de 2010 em diante), chega com o objetivo de entender o perfil, hábitos de consumo e aspirações de estudantes do ensino médio, focando em preferências de marcas e comportamento financeiro.
O material aponta quais são as preferências dos representantes da GenZ em segmentos econômicos, como bancos, marca de celular, marketplaces, snacks e redes sociais. “A geração Z já exerce forte influência nas decisões de consumo, tanto pelas suas próprias escolhas quanto pela capacidade de moldar comportamentos nas redes e no ambiente familiar. E esse protagonismo tende a crescer rapidamente”, explica Gustavo Bueno, diretor de marketing da Forma Turismo.
A pesquisa identificou algumas preferências desse público. Tendo em vista que 86% dos respondentes possuem uma conta em banco, mais de 36% deles afirmam ser correntistas no Inter, seguido por Nubank (23,73%) e Banco do Brasil (7,51 %). Entre as redes, apesar de o Instagram ser o favorito (91,24%), o TikTok vem crescendo em uma margem de consumo intenso (87,32%). Entre os marketplaces, Amazon (54,1%), Shopee (44,4%) e Mercado Livre (41,8%) estão no top 3. Já sobre linhas de maquiagem, a Rare Beauty, marca de Selena Gomez, foi a mais escolhida (26,82%). Aliás, 64% dos jovens da GenZ afirmam consumir esse tipo de produto. Veja, mais abaixo, as marcas preferidas dos respondentes.
Metodologia
Este ano, o estudo teve crescimento significativo na sua base amostral que passou de 4,7 mil pessoas, em 2024, para 9.386 estudantes brasileiros. A segunda edição da pesquisa conduzida pela Forma Turismo foi realizada em abril, com jovens de 15 a 18 anos.
Além disso, a empresa ajustou a forma de coleta de respostas. A quantidade de opções que cada participante podia selecionar foi reduzida (de até três escolhas, em 2024, para até duas, em 2025). Novas categorias também foram incluídas no questionário.
| As marcas preferidas e os hábitos de consumo da geração Z | ||
| Segmento | Marca | % |
| Banco | Inter | 36,2% |
| Nubank | 23,73% | |
| Banco do Brasil | 7,51% | |
| Celular | Apple | 78,45% |
| Samsung | 14,51% | |
| Xiomi | 3,89% | |
| Marketplace | Amazon | 54,07% |
| Shopee | 44,41% | |
| Mercado Livre | 41,81% | |
| Bebidas / chás | Del Valle | 53,75% |
| Matte Leão | 26,88% | |
| Não consumo | 15,81% | |
| Energéticos | Red Bull | 61,61% |
| Baly | 36,75% | |
| Monster Energy | 31,31% | |
| Isotônicos | Gatorade | 55,62% |
| Não consumo | 38,18% | |
| Powerade | 23,41% | |
| Refrigerantes | Coca-Cola Zero | 38,36% |
| Coca-Cola | 29,83% | |
| Não consumo | 16,66% | |
| Chocolate | KitKat | 16,8% |
| Lacreme | 9,04% | |
| Milka | 6,14% | |
| Refeição rápida | Sadia | 46% |
| Não Consumo | 21,92% | |
| Swift | 12,28% | |
| Restaurantes fast food | McDonald’s | 70,13% |
| Burger King | 32,94% | |
| Subway | 15,96% | |
| Maquiagem | Rare Beauty | 26,82% |
| Fran | 22,77% | |
| Ruby Rose | 22,31% | |
| Ferramentas de busca | 76,64% | |
| TikTok | 59,96% | |
| ChatGPT | 59,43% | |
| Player de música | Spotify | 91,07% |
| YouTube Music | 3,86% | |
| Apple Music | 1,74% | |
| Redes Sociais | 91,24% | |
| TikTok | 87,32% | |
| 75,44% | ||
| Conteúdo | Streaming | 73,98% |
| YouTube | 19,05% | |
| TV Fechada | 2,83% | |