As marcas preferidas – e hábitos de consumo – da geração Z
Realizada pela Forma Turismo, segunda edição do estudo ouviu mais de nove mil jovens brasileiros para identificar as preferências de produtos e serviços

A segunda edição da pesquisa “Hábitos de Consumo e Desejo da Geração Z”, que abrange os públicos que compõem, na verdade, as gerações Z e Alpha (nascidos de 2010 em diante), chega com o objetivo de entender o perfil, hábitos de consumo e aspirações de estudantes do ensino médio, focando em preferências de marcas e comportamento financeiro.
O material aponta quais são as preferências dos representantes da GenZ em segmentos econômicos, como bancos, marca de celular, marketplaces, snacks e redes sociais. “A geração Z já exerce forte influência nas decisões de consumo, tanto pelas suas próprias escolhas quanto pela capacidade de moldar comportamentos nas redes e no ambiente familiar. E esse protagonismo tende a crescer rapidamente”, explica Gustavo Bueno, diretor de marketing da Forma Turismo.
A pesquisa identificou algumas preferências desse público. Tendo em vista que 86% dos respondentes possuem uma conta em banco, mais de 36% deles afirmam ser correntistas no Inter, seguido por Nubank (23,73%) e Banco do Brasil (7,51 %). Entre as redes, apesar de o Instagram ser o favorito (91,24%), o TikTok vem crescendo em uma margem de consumo intenso (87,32%). Entre os marketplaces, Amazon (54,1%), Shopee (44,4%) e Mercado Livre (41,8%) estão no top 3. Já sobre linhas de maquiagem, a Rare Beauty, marca de Selena Gomez, foi a mais escolhida (26,82%). Aliás, 64% dos jovens da GenZ afirmam consumir esse tipo de produto. Veja, mais abaixo, as marcas preferidas dos respondentes.
Metodologia
Este ano, o estudo teve crescimento significativo na sua base amostral que passou de 4,7 mil pessoas, em 2024, para 9.386 estudantes brasileiros. A segunda edição da pesquisa conduzida pela Forma Turismo foi realizada em abril, com jovens de 15 a 18 anos.
Além disso, a empresa ajustou a forma de coleta de respostas. A quantidade de opções que cada participante podia selecionar foi reduzida (de até três escolhas, em 2024, para até duas, em 2025). Novas categorias também foram incluídas no questionário.
As marcas preferidas e os hábitos de consumo da geração Z | ||
Segmento | Marca | % |
Banco | Inter | 36,2% |
Nubank | 23,73% | |
Banco do Brasil | 7,51% | |
Celular | Apple | 78,45% |
Samsung | 14,51% | |
Xiomi | 3,89% | |
Marketplace | Amazon | 54,07% |
Shopee | 44,41% | |
Mercado Livre | 41,81% | |
Bebidas / chás | Del Valle | 53,75% |
Matte Leão | 26,88% | |
Não consumo | 15,81% | |
Energéticos | Red Bull | 61,61% |
Baly | 36,75% | |
Monster Energy | 31,31% | |
Isotônicos | Gatorade | 55,62% |
Não consumo | 38,18% | |
Powerade | 23,41% | |
Refrigerantes | Coca-Cola Zero | 38,36% |
Coca-Cola | 29,83% | |
Não consumo | 16,66% | |
Chocolate | KitKat | 16,8% |
Lacreme | 9,04% | |
Milka | 6,14% | |
Refeição rápida | Sadia | 46% |
Não Consumo | 21,92% | |
Swift | 12,28% | |
Restaurantes fast food | McDonald’s | 70,13% |
Burger King | 32,94% | |
Subway | 15,96% | |
Maquiagem | Rare Beauty | 26,82% |
Fran | 22,77% | |
Ruby Rose | 22,31% | |
Ferramentas de busca | 76,64% | |
TikTok | 59,96% | |
ChatGPT | 59,43% | |
Player de música | Spotify | 91,07% |
YouTube Music | 3,86% | |
Apple Music | 1,74% | |
Redes Sociais | 91,24% | |
TikTok | 87,32% | |
75,44% | ||
Conteúdo | Streaming | 73,98% |
YouTube | 19,05% | |
TV Fechada | 2,83% |