Identidade ainda é mais importante do que segurança
O Mobile World Congress deste ano se encerra com a questão da segurança de informação e o quanto isso é relevante para o usuário
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Meio & Mensagem
1 de abril de 2013 - 4h47
Ontem, 28, chegou ao fim o Mobile World Congress 2013 (MWC) – que aconteceu em Barcelona, Espanha, entre os dias 25 a 28 – e um assunto em particular foi unânime em praticamente todos os fóruns: a segurança da informação e das transações. Randall Stephenson, chairman e CEO da AT&T, falou por mais de uma vez que somente quando a indústria transmitir uma mensagem de segurança e controle, poderá finalmente ir para um serviço mais completo de bancos, investimentos e pagamentos. E essa questão, complementou, deve ser responsabilidade das operadoras.
Essa discussão girou não só em torno de serviços bancários, mas também de serviços humanitários, de saúde pessoal e pública. Quanto mais informações as empresas compartilharem entre si, mais serviços dirigidos e assistência rápida os consumidores terão. Imagine se o seu médico, ou hospital próximo, é atualizado diariamente com dados do seu batimento cardíaco, pressão etc., ele poderia alertá-lo imediatamente ou mandar uma ambulância caso houvesse necessidade. Ou se você estivesse em um país que não é o seu e, caminhando em uma zona de alta criminalidade, pudesse ser alertado por short message (torpedo) ou a polícia pudesse ser avisada.
Dividir informações pessoais é um tema bastante polêmico e talvez invasivo, mas trata-se também de uma questão de escolha do usuário, e essa escolha será cada vez mais tranquila à medida que as pessoas enxergarem as vantagens e estiverem certas de que seus dados transitarão em segurança.
A indústria está trabalhando nesses aspectos. Mas, e nós? Será que estamos?
Franco Bernabè, chairman da GSMA, mostrou um estudo realizado entre heavy users de aplicativos (apps) e redes sociais por todo o mundo, no qual se descobriu que os usuários pesquisados tinham em média 20 usernames diferentes e apenas cinco diferentes passwords, sendo três variações de uma mesma senha. É, identidade para nós ainda é mais importante que segurança, e isso também precisa mudar.
(*) Tiago Lara é diretor de planejamento estratégico da Leo Burnett Tailor e acompanha o MWC em Barcelona. Ele escreve como colaborador para Meio & Mensagem.
Leia mais:
Direto de Barcelona: Mobile is a tool. Not a toy.
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