Iguatemi faz mostra para público “ver o cheiro” dos perfumes
Instalação sob direção artística de Marcello Dantas é parte das comemorações do cinquentenário do primeiro shopping do Brasil
Iguatemi faz mostra para público “ver o cheiro” dos perfumes
BuscarIguatemi faz mostra para público “ver o cheiro” dos perfumes
BuscarInstalação sob direção artística de Marcello Dantas é parte das comemorações do cinquentenário do primeiro shopping do Brasil
Roseani Rocha
31 de agosto de 2016 - 8h00
A nova fase das comemorações dos 50 anos do Iguatemi São Paulo, primeiro shopping center do Brasil, será marcada por uma exposição que buscará resgatar a memória olfativa das pessoas e fazê-las “enxergar perfumes”. O efeito sinestésico poderá ser conferido pelo público a partir desta quarta-feira, 31, na exposição “Aromatique – Alquimia dos sentidos”, que tem direção artística de Marcello Dantas.
A iniciativa faz alusão a duas das características fortes do centro comercial: sua decoração impecável com flores e a “Essência do Iguatemi São Paulo”, utilizada há anos, antes de outros shoppings e lojas aderirem ao recurso da aromatização de ambientes. Esse perfume é um dos que os visitantes da mostra poderão não apenas reconhecer, mas também ver do que é feito. Isso porque a instalação reunirá 20 fragrâncias renomadas – brasileiras e internacionais – num jardim formado por arranjos compostos pelos ingredientes vegetais (flores, plantas e especiarias) de cada uma delas. Haverá borrifadores em cada um deles, acionados por sensores quando as pessoas se aproximam, intensificando a experiência olfativa. Além dos arranjos, a mostra será composta de painéis com a história e curiosidades em torno de cada fragrância.
Entre os perfumes representados estão Azzaro e J’Adore, que figuram entre os mais vendidos no mundo. Opium e Le Male, por terem quebrado paradigmas ao acrescentar patchuli e baunilha à sua composição, e o Malbec, que lançou mão dos processos de inovação da indústria vinífera. Movimentos sociais também estarão em cena: o feminismo é representado pelo Giorgio Beverly Hills; a globalização e a internet, pelo CK One; e o combate aos excessos, pelo L’Eau d’Issey. E o tour termina com a “Essência do Iguatemi São Paulo”, formada por verbena, lavandin, limão siciliano e alecrim.
A exposição pode ser visitada até 25 de setembro, na Praça Iguatemi.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros