Importadores de carros vão cortar verbas de marketing
Kia Motors, que representa 26% do setor, deve reduzir pela metade investimentos em propaganda
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Meio & Mensagem
11 de janeiro de 2012 - 6h00
O ano de 2012 começou de forma preocupante para o setor de veículos importados no Brasil. Apesar do crescimento de 87,4 % nas vendas em 2011, com quase 200 mil unidades emplacadas, as marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) esperam queda de cerca de 20% na importação de carros este ano, exceto para produtos vindos do Mercosul e México. Só nos primeiros 10 dias de janeiro, a queda nas vendas do setor já chega a 40%, enquanto o mercado geral diminuiu 23% em relação a dezembro.
O presidente da entidade, José Luiz Gandini, anunciou nesta quarta-feira que os carros importados vão ficar entre 15% e 28% mais caros por conta da elevação da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 30 pontos percentuais, que passou a vigorar a partir de dezembro. Os aumentos devem começar a atingir o bolso dos consumidores a partir de fevereiro. Como as empresas não pretendem dispensar funcionários ou reduzir a rede de concessionárias, a opção para reduzir custos será cortar os investimentos em marketing e propaganda.
A coreana Kia, que representou 26,1% das vendas de importados no ano passado, deve reduzir o investimento em mídia praticamente pela metade. “Investimos R$ 152 milhões em propaganda em 2011. Este ano serão R$ 80 milhões”, enfatizou Gandini, que também é presidente da Kia Motors. A chinesa JAC Motors, que já anunciou planos de instalar fábrica no Brasil, tinha previsão de investir R$ 140 milhões em marketing em 2011. Fechou o ano com R$ 120 milhões. Para 2012, não divulgou ainda os planos para esta área. A empresa ficou em segundo lugar no ranking de vendas de importados, com 12,5% deste mercado.
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