Indice de internacionalizacao cresce 1
Multinacionais brasileiras devem concentrar seus esforços em países onde já atuam ao invés de entrar em novos mercados
Multinacionais brasileiras devem concentrar seus esforços em países onde já atuam ao invés de entrar em novos mercados
Meio & Mensagem
27 de junho de 2012 - 9h05
O plano de 60,9% das 47 multinacionais brasileiras entrevistadas pela Fundação Dom Cabral é aumentar a sua participação nos países onde já atuam e não entrar em novos mercados em 2012. Essa é uma das principais conclusões do Ranking das Transnacionais Brasileiras de 2012, elaborado desde 2006 pelo centro de pesquisas da instituição mineira.
Liderada pela JBS, Gerdau e Stefanini IT Solutions, a lista estabelece índices de internacionalização definidos conforme a proporção entre o desempenho das multinacionais brasileiras no exterior e o tamanho da companhia. O frigorífico JBS, a maior empresa de proteína animal do mundo, dono das marcas Friboi e Swift, atingiu o percentual de 53,8%, encabeçando a lista pelo segundo ano seguido. Já a Gerdau ficou com 51,6% e a Stefanini IT Solutions com 46,4%.
De acordo com o estudo, as receitas em dólar originadas pelo câmbio devem manter o crescimento da internacionalização das empresas brasileiras a uma taxa média anual da ordem de 1% também em 2013. Já o cenário de incertezas provocadas pela crise econômica na Europa, um dos locais com maior presença das empresas brasileiras, ao lado da América Latina e América do Norte, deve acelerar o avanço das operações domésticas. Ainda assim, os principais destinos de expansão apontados por 28% da amostra serão a China, Índia, Estados Unidos, América Latina e África.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros