Interação cliente e marca já é digital
Segundo estudo da PwC, de 2013 para 2019, porcentual de brasileiros que adquirem produtos ou serviços pelo smartphone triplicou
Segundo estudo da PwC, de 2013 para 2019, porcentual de brasileiros que adquirem produtos ou serviços pelo smartphone triplicou
Victória Navarro
10 de maio de 2019 - 11h41
Analisar só o retorno sobre o investimento (ROI) não é mais suficiente. É preciso, segundo a PwC, aliar essa métrica a de retorno sobre a experiência (ROX), capaz de auxiliar companhias a compreenderem os ganhos obtidos via interação cliente e marca. “As empresas compreenderam o recado de que, não importa o segmento onde você atua, a experiência que o consumidor vive é uma vantagem competitiva fundamental para o destaque no mercado. Ainda mais no Brasil, que é um dos países mais exigentes em termos de experiência. Porém, a maioria dos investimentos realizados nas empresas com uma visão no consumidor ainda são muito compartimentalizados”, afirma Ricardo Neves, sócio da consultoria e auditoria no Brasil.
No Brasil, entre 2013 e 2019, o uso de diversos meios de compra caíram ou cresceram pouco: lojas físicas (de 70% para 62%), online via PC (de 69% para 59%) e online por meio de tablet (de 20% para 29%). No entanto, o porcentual de brasileiros que afirma adquirir produtos ou serviços pelo smartphone triplicou, indo de 15% para 50%. Os dados são de estudo da PwC, o “Global Consumer Insights 2019”, que ouviu 21 mil consumidores ao redor do mundo.
“Além do cotidiano cada vez mais atarefado e do aumento da penetração dos smartphones no mercado brasileiro, o próprio avanço tecnológico dos aparelhos permitiu com que fizéssemos absolutamente tudo via nosso celular. Usá-los para compras tem sido a solução perfeita para solucionar essas questões de conveniência. O varejista mais atento a essa realidade rapidamente percebeu essa oportunidade e realmente abraçou a estratégia de mobile first, que é priorizar o desenvolvimento da experiência de compra no canal digital para os dispositivos móveis”, fala o sócio da PwC.
Fatores como métodos de pagamento rápidos e fáceis (58%), vendedoras com conhecimento profundo sobre os produtos (54%), Wi-Fi com login rápido e simples (43%), tecnologia atrelada ao momento da compra (41%), capacidade de percorrer a loja de forma conveniente (40%), ofertas personalizadas enviadas a dispostos móveis (34%), personalização de produtos (30%) e experiência divertida via ambientação (29%) trazem melhoria para o serviço de lojas físicas.
Confira outros insights do estudo “Global Consumer Insights 2019” da PwC:
*Crédito da foto no topo: RawPixel/Pexels
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