Itaú segue no topo das marcas mais valiosas
Ranking da Interbrand, que tem três bancos no topo, confirma o grande trabalho da Ambev e retrata o declínio da Petrobras
Ranking da Interbrand, que tem três bancos no topo, confirma o grande trabalho da Ambev e retrata o declínio da Petrobras
Meio & Mensagem
5 de dezembro de 2014 - 12h27
Os bancos lideram o relatório Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2014, publicado anualmente pela Interbrand. O Itaú ficou novamente em primeiro lugar, com sua marca avaliada em R$ 21,7 bilhões. Logo após, vem o Bradesco, com valor de marca de R$ 15,1 bilhões. Completam o top 5: Skol (R$ 11,6 milhões), Banco do Brasil (R$ 10,5 milhões) e Brahma (R$ 9,4 milhões). A Ambev se destacou, já que teve três de suas marcas entre as dez primeiras no ranking – além de Skol e Brahma, a Antarctica ocupou o 8º lugar.
Pela primeira vez desde que o ranking exclusivo para marcas brasileiras começou a ser produzido, a soma do valor das 25 marcas ultrapassa a marca dos R$ 100 bilhões. Esse ano, a valorização foi de 7%. Isso aconteceu, principalmente, por conta do crescimento das marcas nas pontas extremas da listagem, além do impacto da Copa do Mundo no Brasil.
Outros destaques foram a Hering e a Skol, que tiveram aumento de 25% e 23%, respectivamente, em seus valores de marca. Elas ficam atrás apenas da Brahma, que teve o maior crescimento entre todas as empresas, de 31%. Depois de ficar de fora da lista no ano passado, o Magazine Luiza retorna em 25º lugar, valendo R$ 366 mil. Já a Rede estreia no ranking em 21º posição, com valor de R$ 470 mil.
O ponto negativo no relatório foi a perda de valor de duas grandes marcas de empresas controladas pelo Governo. O Banco do Brasil, que, apesar de estar em quarto lugar, teve um decréscimo de 12% em seu valor de marca. Já a Petrobras, envoltas em denúncias e escândalos de corrupção, caiu do quinto para o sétimo lugar e teve a maior redução no valor de marca (23%), chegando a R$ 6,8 milhões.
Veja abaixo um gráfico de participação das empresas por setor:
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