Assinar

Juventus X Real Madrid, quem leva a melhor nos negócios?

Buscar

Juventus X Real Madrid, quem leva a melhor nos negócios?

Buscar
Publicidade
Marketing

Juventus X Real Madrid, quem leva a melhor nos negócios?

Somadas, as receitas dos dois clubes que disputam a final da Liga dos Campeões, neste sábado, 3, foram de € 961,2 milhões em 2016


2 de junho de 2017 - 12h25

Se nos gramados do estádio Millenium — na cidade portuária de Cardiff, no sul de Gales  a disputa entre Juventus e Real Madrid, no próximo sábado, 3, pela final da Liga dos Campeões, deve ser apertada para o time italiano, no campo dos negócios e do marketing, as diferenças entre os dois clubes também são grandes.

De acordo com levantamento recente da Deloitte, o Real Madrid é o terceiro clube europeu com maior receita, atrás de Barcelona e Manchester. Em 2016, o clube espanhol arrecadou € 620,1 milhões, alta de 7,1% em relação a 2015. Do montante, € 227,7 milhões vieram de direitos de transmissão e € 263,4 milhões de patrocínio.

Após 11 anos no topo da lista de maiores receitas da Deloitte, o Real Madrid caiu duas posições nesta edição.  No entanto, sua vitória na Liga dos Campeões do ano passado e o bom desempenho na Copa da Europa foram responsáveis, segundo a Deloitte, em equilibrar as receitas do clube. Atualmente, os principais patrocinadores do Real Madrid são Emirates, Adidas, Ipic, Movistar, Cepsa, Microsoft e Nivea Men.

Jogo entre os dois clubes em 2015 pela Liga dos Campeões (Crédito: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images)

Já a Juventus está na décima posição como o maior clube europeu em faturamento, tendo movimentado € 341,1 milhões no ano passado, alta de 5% em relação a 2015. Do total de receitas do time italiano, € 195,7 milhões são provenientes de direitos de transmissão e € 101,7 milhões vêm de publicidade.

A Juventus registrou crescimento de 5% na receita geral, graças a um aumento de cerca de € 30 milhões na receita comercial. A mudança do clube para a Adidas como fornecedor esportivo e uma extensão ao patrocínio da sua camisa com o Jeep foram os principais fatores. Os principais patrocinadores da Juventus são Adidas, Jeep, TIM, Samsung, Balocco, Randstad, UBI Banca, Sky, Goodyear e Philips.

Ranking recente realizado pela ESPN mostra que Cristiano Ronaldo, o craque do Real Madrid, aparece em primeiro lugar no ESPN World Fame 100, ranking dos cem atletas em atividade mais famosos de todo o mundo.  Atual melhor jogador do mundo do futebol, Ronaldo é seguido pelo astro da NBA, LeBron James e Lionel Messi, do Barcelona. Neymar é o melhor brasileiro do ranking, ocupando a sexta colocação. Ao todo são nove os brasileiros na lista, sendo Anderson Silva (39º) e Felipe Massa (92º) os únicos atletas de outras modalidades que não o futebol.

Levantamento realizado pela Adobe e divulgado na tarde desta sexta-feira, 2, mostra que nas discussões sobre a Liga dos Campeões, as menções aos patrocinadores se restringem a 8% do total – os 92% restante são sobre a competição em si. A presença da Liga é massiva internacionalmente (53%), surpreendentemente tímida no Reino Unido (16%) e razoavelmente forte nos EUA (31%). Quando analisado o sentimento, a Juventus atrai mais simpatia do público do que o Real Madrid.

Inovação nas transmissões

A tão esperada final de um dos principais torneios de futebol do mundo será marcada por tecnologia. Nos Estados Unidos, a final terá transmissão em realidade virtual por parte da Fox. No ano passado, a emissora já havia transmitido a partida entre Toronto e Seattle Sounders no mesmo formato pela MLS, principal liga americana. Por meio de um aplicativo, os telespectadores poderão acompanhar os vídeos em 360º.

No Brasil, além das transmissões pelo Esporte Interativo na TV paga, e da Globo e Band na TV aberta, a final será transmitida em mais de 300 salas de cinema espalhadas por todo o país em uma parceria da Globo com a Cinecolor e com a CineLive, as duas principais distribuidoras de conteúdo via satélite para cinema do País. É a segunda vez que isso ocorre.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também