Microsoft e Best Buy combatem queda do PC
A varejista de produtos eletrônicos irá adicionar ?Lojas Windows? em 500 de seus pontos de venda
A varejista de produtos eletrônicos irá adicionar ?Lojas Windows? em 500 de seus pontos de venda
Meio & Mensagem
17 de junho de 2013 - 4h07
(*) Por Natalie Zmuda, do Advertising Age
A Microsoft está agindo em parceria com a Best Buy para promover equipamentos com o recente sistema operacional Windows 8, uma vez que a companhia de softwares e a varejista de eletrônicos tentam combater a pior queda já registrada do mercado de computadores pessoais.
A Microsoft está montando suas próprias lojas Windows dentro de 500 outlets da Best Buy nos EUA e em 100 no Canadá, as companhias afirmaram semana passada. Outros produtos Microsoft, incluindo o Windows Phone e o jogo Xbox, também serão parte da aliança.
O Windows 8, uma revisão do sistema operacional que é carro-chefe da Microsoft, lançado em outubro para atrair os usuários de aparelhos móveis, falhou em reacender o enfermo mercado de PCs, no qual os embarques de material produzido registraram a maior margem de queda no último trimestre, de acordo com a empresa de pesquisa do setor, IDC. A Best Buy, maior varejista de produtos de consumo eletrônicos do mundo, teve prejuízo de US$ 81 milhões no primeiro trimestre em meio à crescente competição online.
A Microsoft segue a Samsung Electronics ao estabelecer acordo com a Best Buy. Em abril, a Samsung começou abrir mini lojas em outlets da Best Buy, colocando nelas seus próprios funcionários. Esta é uma vantagem da Best Buy em relação a varejistas da internet que não têm pontos de venda físicos para os consumidores testarem aparelhos, de acordo com Hubert Joly, CEO da varejista.
A Samsung está gastando parte de seu orçamento de marketing para gerar tráfego nas lojas Best Buy, Joly afirmou a analistas recentemente. “Somos o único lugar com escala nos EUA onde eles podem exibir o fruto de bilhões de dólares investidos em pesquisa e desenvolvimento a cada ano”, ele explicou.
O próprio time de marketing da Best Buy tem passado por mudanças nos últimos tempos. No início do ano, Drew Panayiotou, vice-presidente sênior de marketing para os EUA, discretamente deixou a companhia e foi substituído por Scott Moore. Moore se reporta a Scott Durschslag, presidente da BestBuy.com e de e-commerce global. A varejista não tem um CMO desde a saída de Barry Judge, em maio de 2012.
(*) Tradução: Roseani Rocha
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros