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Marketing

Mobilidade, marcas e as lições de Barcelona

O MWC, um congresso sobre mobile, começou dando uma aula sobre construção de marca


25 de fevereiro de 2013 - 3h00

Por Tiago Lara (*)

Vim a Barcelona para participar do GSMA Mobile World Congress (MWC) esperando ouvir muito sobre tecnologia, negócios e convergência, mas o que encontrei já no dia que antecede o evento foi muito além disso – abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira, 25. Foi uma grande exibição sobre como conceituar uma marca e dar tangibilidade a seus valores.

Mobilidade e conectividade a serviço das pessoas é entrega básica de um celular e de marcas relacionadas a esse universo.

Mas o que a organização do congresso fez foi trazer esses valores para muito além do centro de convenções e sem a necessidade, veja bem, de um celular.

Explico: já no aeroporto, havia muitos, muitos guichês para retirada de credenciais, o que tornou rápido e fácil os demais serviços, diminuindo intensamente as filas para isso no local do evento. Foram distribuídos também bilhetes gratuitos de transporte que davam acesso a qualquer meio de transporte público no período do evento.

Mobilidade está na lista de prioridades aqui. Todo o conteúdo foi distribuído e organizado em apps, que funcionavam nos mais diversos sistemas operacionais (incluindo notebooks) e sincronizavam automaticamente com agenda e alertas (inclusive no wakeup service do hotel). Por fim, mas não menos importante foi a preocupação da organização em manter todos os inscritos atualizados e conectados onde quer que estivessem dentro da cidade, com a instalação de diversos hotspots com acesso gratuito e conteúdo exclusivo.

Pois bem, se o celular como device, meio e tecnologia nos propicia mais facilidade, mobilidade e conectividade, tenho certeza de que esses pilares serão trabalhados à exaustão por aqui, e saiba que até agora só visitei as instalações dos organizadores do evento! Mas esse foi um grande teaser do que espero, com ansiedade, encontrar nesse congresso, pois, no universo estratégico, muito se fala sobre "fazer entregas além do seu segmento", "prestar serviços para o consumidor" e "materializar conceitos muito antes de serem oficialmente apresentados", mas, raros, temos que confessar, são os casos em que isso acontece. Aqui em Barcelona, em um congresso cujo tema central é mobile, isso foi trabalhado com gala.

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(*) Tiago Lara é diretor de planejamento estratégico da Leo Burnett Tailor Made e acompanha o MWC em Barcelona. Ele escreve como colaborador para Meio & Mensagem
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