Na Alemanha, Karl Marx vira cartão de crédito
Ícone socialista, autor de O Capital estará estampado no plástico da Mastercard do banco Sparkasse
Na Alemanha, Karl Marx vira cartão de crédito
BuscarNa Alemanha, Karl Marx vira cartão de crédito
BuscarÍcone socialista, autor de O Capital estará estampado no plástico da Mastercard do banco Sparkasse
Meio & Mensagem
17 de julho de 2012 - 8h53
Um banco da cidade de Chemnitz, na Alemanha, fez uma eleição para apontar qual imagem símbolo da região deveria estampar o cartão de crédito a ser lançado pela instituição com a bandeira da Mastercard. O vencedor foi um tanto quanto inusitado.
Mais de um terço dos clientes do Sparkasse escolheu o busto de bronze de Karl Marx, autor de O Capital, obra no qual critica ferozmente o capitalismo e fundamenta as bases da corrente socialista. A peça, com sete metros altura, ainda resiste na cidade, que, reconstruída planejadamente após ter sido devastada na Segunda Guerra Mundial, era considerada um modelo para o lado comunista, durante o tempo em que a Alemanha ficou dividida em dois países.
A associação de Marx com símbolos capitalistas não é nova: o rosto do filósofo estampava as notas de cem marcos que circulavam na então Alemanha Oriental.
Compartilhe
Veja também
Orgulho nacional e identidade regional guiam brasileiros na escolha de marcas, aponta pesquisa
Estudo da MindMiners destaca que Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antarctica e O Boticário são as marcas preferidas
Skechers é vendida à empresa de investimentos 3G Capital
Terceira maior marca de calçados do mundo será comprada pela companhia fundada pelos brasileiros Beto Sicupira, Jorge Paulo Lehmann e Marcel Telles