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O laboratório de tendências da CasaCor

Mostra de arquitetura busca renovação de público em estreia na Av. Paulista e aperfeiçoa dados de segmentação com crescimento das vendas online e lançamento de app


24 de agosto de 2022 - 11h20

Arquiteta Ana Weege é uma das expositoras do evento (Crédito: Gabriela Daltro/Divulgação)

A CasaCor, mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, pertencente ao Grupo Abril, acontece até 11 de setembro em São Paulo e traz, pela primeira vez, um aplicativo desenvolvido para acompanhar os visitantes nos seus smartphones e tablets — plataforma que agora nutre também a base de dados de público do evento, deixando-a bem apurada, com dados de residência, gênero, celular, e-mail e idade, facilitadores de ações de remarketing.

O lançamento do novo canal foi anunciado junto à abertura do evento deste ano, em 5 de julho, na edição comemorativa intitulada “Infinito Particular”, que celebra os 35 anos da mostra — espaço em que sete mil profissionais já criaram ambientes no Brasil e nas edições espalhadas pela América do Sul e em Miami, nos Estados Unidos.

O app, junto ao recém observado aumento das vendas de ingressos online, contribuirá com o Customer Relationship Management (CRM) do evento. Em 2019, apenas 15% dos visitantes compraram digitalmente, ou seja, a maioria comprava pelo sistema analógico, em que a origem dos participantes era desconhecida. Mas esse número subiu para 85% em 2021, com a pandemia, e a tendência é similar na atual edição.

Segundo o presidente André Secchin, que assumiu em julho de 2020, essa segmentação é importante para o repasse daquilo que vai para o mercado e para a construção de estratégias de engajamento com visitantes durante todo o ano. No aplicativo, por exemplo, é possível rastrear aquilo que é favoritado pelos usuários, de forma individualizada, em temas que vão de ambientes a profissionais e produtos.

A mostra também apresenta-se “cada vez mais como um hub para marcas avaliarem mercados”, diz Secchin. Isso poderia contribuir, segundo ele, para um baixo gasto em pesquisa de público e de demanda para avaliação do mercado.

Experiência das marcas

A mostra tem a presença de marcas complementares ao segmento da arquitetura e, em relação ao ano anterior, o número de parcerias comerciais dobrou. Coral, Duratex, Portinari, LG e Deca — patrocinadora do evento há 29 anos — testarão produtos, tendências e conceitos com os visitantes, com espaço para ações de relacionamento. 

Os enxovais que decoram os ambientes são da Casa Riachuelo; a Peugeot tem dois automóveis em exposição, voltado à avaliação do design; a Nescafé tem espaço para ativações e fornece produtos para as operações de gastronomia; e a Diageo é a fornecedora oficial de bebidas nas operações da mostra. A parte de mídia e conteúdo fica com a Revista Veja, que pertence também ao Grupo Abril.

De acordo com Cleide Gomes, diretora comercial da CasaCor, a mostra torna-se um “laboratório de experiência” com os espaços personalizados das marcas no circuito durante a visita de três horas pelos visitantes, acompanhada por “pausas” que são aproveitadas por essas empresas. Na edição 2022, a aposta é que o evento extrapole o simples go-to-market, isto é, os espaços para lançamento de novos produtos.

 

André Secchin, presidente da CasaCor: evento se consolida como hub para marcas avaliarem o mercado (Crédito: Divulgação)

Neste ano, a sustentabilidade mostra-se também como a maior tendência do segmento. Desde 2016, a CasaCor desenvolve um programa de gestão de resíduos, relacionado à conscientização de equipes de trabalho e de arquitetos do elenco, para alcançar a marca de 99,3% de reaproveitamento de resíduos. “Doutrinamos a indústria no pilar da sustentabilidade”, diz Secchin.

Endereço pop

Dessa vez, o evento estreou na Avenida Paulista, em São Paulo, no Conjunto Nacional, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind. O novo endereço, em um dos principais corredores culturais da capital paulista, é um marco importante para a consolidação da marca CasaCor e para atração de novo público, já que 65% dos visitantes já estiveram em mais de uma edição.

A expectativa dos organizadores é de alcançar a maior marca de visitação das últimas mostras, ultrapassando mais de 100 mil visitantes nas quase dez semanas disponíveis para visitação.

O espaço marca também o espírito itinerante que a mostra busca apresentar. No caso de São Paulo, eles teriam “mal acostumado o público”, segundo Secchin, com o fato de a CasaCor ter acontecido durante 14 anos num endereço fixo, o Jockey Club.

A empresa tem modelo de negócios baseado nas franquias, que neste ano incluem 18 praças no Brasil e outras três internacionais (Bolívia, Paraguai e Peru). Em 2023, o evento acontecerá em Medellín, na Colômbia, pela primeira vez, junto à retomada da edição em solo americano, em Miami, até então desativada por conta da pandemia. Nacionalmente, haverá a estreia da mostra em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

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