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O poder da coesão: porque a Apple é a mais valiosa

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Marketing

O poder da coesão: porque a Apple é a mais valiosa

Pela quarta vez consecutiva, a marca figura na lista das mais valiosas do mundo


19 de outubro de 2016 - 18h03

(*) Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age

Já se foi o tempo em que a venda de mercadorias era suficiente para uma marca. Hoje, na corrida pelos consumidores, devem ser criados ecossistemas completos e coesos para fornecer o maior valor possível. A consultoria de marca Interbrand lançou recentemente a 17ª edição do relatório das Melhores Marcas Globais, que aponta as 100 marcas mais valiosas do mundo em 2016. Pela quarta vez consecutiva, Apple e Google conquistam o topo. Com crescimento de 5%, o valor da marca Apple atingiu 178,1 milhões de dólares, enquanto o Google cresceu 11% e alcançou 133,3 milhões de dólares, segundo a Interbrand.

As marcas mais coesas são Apple, Colgate e Adobe, de acordo com os dados da Interbrand

O relatório constatou que o que faz marcas como Apple serem valiosas é a sua coesão como um sistema de negócios conectado. A Apple se comunica com seus clientes em seu hardware, software e lojas de varejo para entregar uma narrativa num ecossistema consistente, disse Josh Feldmeth, executivo-chefe da Interbrand para a América do Norte.

“Em marcas como Apple e Amazon, ou qualquer um desses ecossistemas surpreendentes, quanto mais fundo você ir ou quanto mais você ficar, mais será o valor que você recebe como um cliente, e é assim que eles estão impulsionando o crescimento”, declarou Feldmeth.

Empresas de automóveis também estão tentando desenvolver sua tecnologia para oferecer mais soluções para os compradores.

De acordo com os dados da Interbrand, as marcas mais coesas são Apple, Colgate e Adobe. O Google é um pouco menos coesa, enquanto a Xerox é um exemplo de marca quase nada coesa. Feldmeth observou que a coesão é pode ser um desafio para os comerciantes.

“Em um modelo mais linear, os comerciantes poderiam operar mais ou menos independentes”, disse ele. Hoje, eles precisam se “integrar funcionalmente em torno do cliente”, o que exige a colaboração, conjuntos de habilidades interdisciplinares e fluência tecnologia.

A Interbrand constatou que, além de Apple e Google, as cinco principais marcas mais valiosas incluem Coca Cola, Microsoft e Toyota. A Tesla e a Dior apareceram na lista pela primeira vez neste ano.

(*) Tradução: Guilherme Fernandes

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