Assinar

Pandemia muda dinâmicas do calendário comercial

Buscar

Pandemia muda dinâmicas do calendário comercial

Buscar
Publicidade
Marketing

Pandemia muda dinâmicas do calendário comercial

Crise afeta praticamente todas as datas promocionais, como Dia da Mães, e altera estratégias de comunicação e canais de venda


7 de maio de 2020 - 6h00

Campanha da Lacta para a Páscoa, primeira data comercial a sofrer com os impactos da pandemia (Crédito: reprodução)

Com o cenário afetado desde o mês de março pela pandemia do novo coronavírus e as incertezas sobre o retorno das atividades que movimentam a economia em sua totalidade, indústria e varejo têm pela frente o grande desafio de minimizar os impactos no calendário comercial. Às vésperas do Dia das Mães, a segunda data promocional mais rentável do País, atrás apenas do Natal, o mercado ainda busca compreender os novos hábitos de consumo e relacionamentos entre pessoas e marcas neste momento atípico.

Ao mesmo tempo, as empresas precisam aprender a lidar com um consumidor emocionalmente mais sensível e com menor poder de compra, seja em razão do desemprego, seja da Medida Provisória que permitiu que as empresas aplicassem uma redução salarial de até 70% no período. O auxílio emergencial oferecido pelo Estado aos trabalhadores informais, por outro lado, é um alento, mas não parece, na visão do varejo e da indústria, ser capaz de dar fôlego ao ritmo de consumo.

“Não sabemos quanto tempo a pandemia ainda deve durar e qual será a extensão dos seus impactos sobre a economia, o bolso dos consumidores, o endividamento e o desemprego. São variáveis que afetam diretamente o consumo e, consequentemente, todo o mercado”, afirma Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour Brasil.

O que já se sabe é que com mais de um mês de isolamento social, 75% da população alterou hábitos de compra, como mostra a segunda onda do Barômetro Covid-19, estudo realizado pela Kantar. A pesquisa, que entrevistou 500 pessoas de 27 a 31 de março, aponta que o maior traço dessa mudança é o aumento das compras online, que subiram de 19% para 34%. Enquanto isso, o percentual de consumidores que deixaram de comprar em lojas físicas subiu de 32% para 46%.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de maio pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde também está disponível a consulta a todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

Crédito da imagem de topo: AJ_Watt/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também