Assinar

A nova corrida do ouro

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

A nova corrida do ouro

Quase dois séculos depois da corrida do ouro, a região continua sendo o principal destino de quem busca enriquecer rápido


26 de novembro de 2014 - 12h14

O San Francisco 49ers tem este nome e o dourado no seu uniforme em homenagem aos aventureiros que migraram para a Califórnia a partir de 1849. A corrida do ouro que trouxe muita gente para a costa oeste impulsionou a ascensão de São Francisco como uma das principais cidades americanas.

Quase dois séculos depois a região continua sendo o principal destino de quem busca enriquecer rápido.

A Bay Area, região entre a cidade de São Francisco e o Vale do Silício, é um dos maiores polos de atração de talentos no mundo. Esta é a versão moderna do que foi a Florença nos séculos do Renascimento.

Mas, desta vez, não são os Médices atraindo artistas, mas sim as empresas de tecnologia contratando os melhores engenheiros do mundo.

Para os que não estão aqui para criar suas próprias startups, não faltam boas opções.
Em uma hora dirigindo pela rodovia 101 é possível visitar as matrizes do Twitter (São Francisco), YouTube (San Bruno), Facebook (Menlo Park), LinkedIn e Google (ambos em Mountain View) ou Apple (Cupertino).

Graças ao meu trabalho e à paciência da minha família, vivemos nos últimos treze anos em Atlanta, no Rio de Janeiro, em Nova Déli e em Paris. Há três estamos aqui na Califórnia.

Em nenhuma destas cidades vi nada parecido com o que acontece por aqui. O senso de urgência da região é contagiante e opressor.

Por um lado, motiva a todos a fazer mais, melhor e diferente. Daí a quantidade e a frequência das inovações que nascem aqui. Por outro, deixa todos apreensivos por não fazer sucesso rápido o suficiente.

De uma forma ou de outra, essa é uma das regiões mais interessantes do mundo e muito do que acontece aqui vai fazer parte da sua vida em breve.

Se este ritmo acelerado deixar você muito estressado, pare aqui em casa em San Mateo para um café. Só não posso oferecer o pão-de-queijo porque ainda não há uma startup para isso. Ainda.

Ricardo Fort (@SportByFort) é executivo de marketing internacional baseado em São Francisco, Califórnia

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também