Meio & Mensagem
5 de junho de 2013 - 3h50
Nos anos 60, McLuhan cunhou em seus estudos a expressão “o meio é a mensagem” para mostrar como os meios de comunicação se tornaram extensões do homem e influenciam o comportamento da sociedade. Os anos avançaram e hoje vivemos a era da tecnologia da informação, tempo em que diferentes ferramentas de comunicação, como os aplicativos de smartphones, se apresentam como novos meios.
São tantos os aplicativos disponíveis atualmente, que apenas aqueles com conteúdo realmente relevante se sustentam. Nesse sentido, o Waze merece nossa atenção. O aplicativo é uma ferramenta de navegação inteligente, que pela sua funcionalidade já conquistou 40 milhões de pessoas no mundo – 2,5 milhões só no Brasil. Não são apenas usuários, são “wazers”, que o classificam como a melhor opção para buscar rotas alternativas, ver as condições do trânsito, buscar informações e ainda interagir com outros motoristas. Tamanho sucesso chamou atenção dos gigantes da indústria da tecnologia e as especulações apontam o Facebook como o destino da empresa, que deve ser comprada.
E o que levou o Waze a esse sucesso? Certamente, a qualidade da informação que oferece. Hoje, conteúdo qualificado e relevante é o que atrai e conquista as pessoas. Na publicidade, as regras são as mesmas, e por este motivo as marcas estão repensando os modelos tradicionais de atrair consumidores. O Bradesco, por exemplo, achou uma forma interessante de utilizar o Waze, e hoje aparecem indicadas nos mapas as agências mais próximas, facilitando a busca dos clientes.
A mensagem, qualificada, assertiva e direcionada, é hoje o grande tesouro dos comunicadores em todas as disciplinas. No marketing, é a essência de todo o aparato que se constrói para os negócios, de um aplicativo para smartphones a campanhas em PDV e demais ativações, on ou offline.
Voltemos então ao McLuhan. Certamente o grande estudioso, se estivesse vivo, concordaria que sua teoria vem tomando um rumo contrário. O meio continua sendo mensagem, mas cada vez mais a mensagem é o mais importante meio para alcançar os objetivos da comunicação.
João Batista Ciaco é diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat e presidente da ABA
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