O futuro próximo do marketing automotivo
Participar ativamente do mercado automotivo me permite um olhar bem afiado e próximo das mudanças que esta tradicional indústria vem passando.
Participar ativamente do mercado automotivo me permite um olhar bem afiado e próximo das mudanças que esta tradicional indústria vem passando.
Meio & Mensagem
30 de agosto de 2013 - 8h23
Participar ativamente do mercado automotivo me permite um olhar bem afiado e próximo das mudanças que esta tradicional indústria vem passando. O ponto mais interessante é que, se traçarmos um paralelo com outros setores, temos cenários bem parecidos e que apontam mudanças no comportamento dos consumidores em um contexto geral.
Para a indústria automotiva, temos quatro grandes desafios. E o primeiro deles diz sobre uma mudança radical no comportamento das pessoas, que nos leva à necessidade constante de estudar o comportamento humano. Ciências como a sociologia, psicologia e antropologia, dentre outras, são cada vez mais aplicadas ao mundo do marketing para um entendimento mais completo das relações entre os nossos produtos e os consumidores.
O segundo desafio é o aumento do número de players do mercado de carros. Com tantas opções disponíveis, criar relevância é algo primordial para conquistar a preferência do consumidor. Temos um grande objetivo de organizar inputs que nos aproximem do cotidiano das pessoas e de pensar também nas novas maneiras de uso e até de compartilhamento de carros.
O terceiro desafio é, na verdade, a constatação de que devemos nos posicionar como evangelizadores da tecnologia, recurso único e que muda completamente a relação de consumo em nosso setor. Já temos experimentos que contam com carros sendo dirigidos por computadores inteligentes e uma série de outros recursos que podem moldar novos produtos e novos modelos de organização do negócio.
Já o quarto desafio é entender a nova função da indústria. Não tratamos mais apenas de produto, somos hoje profissionais de serviço. Os carros são um sistema de relacionamento e precisamos sempre trabalhar para construir serviços e experiências em torno de nosso produto. É a única maneira de construirmos uma relação próxima com o novo perfil de consumidor.
Diante destes desafios, é evidente que vivemos um momento ímpar em nossa história. Temos que estar alertas e sempre à frente do nosso tempo. As mudanças não vão perdoar aqueles que não estiverem preparados. Por isso, é importante sempre estar em contato com o consumidor, estar atento às movimentações e todas as novidades do nosso agitado cenário social e econômico.
E no seu mercado, como é? Espero que as mudanças sejam tão efervescentes como no mercado automotivo!
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