Andrea Dietrich
23 de outubro de 2013 - 11h44
Na semana passada, foi divulgado um estudo feito pela ANA e EffectiveBrands, consultoria global de marketing, com 250 top CMOs e outros 10 mil profissionais do mercado, para levantar quais seriam os principais pontos onde o marketing pode e deve evoluir para apoiar o crescimento dos negócios.
O mercado, até 2020, passará por grandes transformações, como o crescimento e força da geração Y (Millennials) e da classe média no mercado de consumo. O mundo cada vez mais conectado exigirá marcas mais transparentes, experiências integradas, colaboração e engajamento.
O papel dos CMOs consequentemente deverá evoluir muito para atender a essas novas exigências. Segundo a consultoria, as principais prioridades desses profissionais estarão voltadas a integração e conhecimento do mundo digital, deverão inspirar e delegar ao invés de controlar, assegurar a consistência de marca em todos os pontos de contato e capacitar seus times para tudo isso. Também terão papel fundamental em criar um propósito claro de marca e engajar e conectar toda a organização.
São pontos cruciais para o sucesso do marketing, e logicamente das empresas. Num mercado cada vez mais competitivo e globalizado essas questões ganham uma grande relevância nas discussões estratégicas das organizações.
Como Marc de Swaan Arons (fundador da consultoria EffectiveBrands) diz, “os CMOs mudaram com sucesso a imagem de serem grandes gastadores pouco respeitados no board para a de gestores que compartilham o mesmo senso de responsabilidade pelos negócios”.
Falando sobre as questões do mundo digital, todo mundo sabe que a forma que as marcas se relacionam com seus consumidores tem mudado a cada dia, começando por toda a evolução das redes sociais. Porem a forma como o marketing está estruturado é a mesma de 50 anos atrás. As empresas começam aos poucos a ousar e reinventar seus formatos e processos de trabalho.
O modelo de como integrar as agências, on e off, como capacitar os times de marketing para que transitem no online tão bem quanto transitam no off-line, assim como utilizar a força da colaboração para dentro dos negócios, são alguns dos temas que aparecem em todas as discussões de mercado. Além, é claro, das grandes questões envolvendo big data, em como trabalhar a integração de dados.
E falando em propósito de marca, outro grande tema de discussão, o estudo traz a constatação que as empresas que constroem um propósito claro atingem melhores resultados que as outras. E que as marcas vencedoras oferecerão benefícios funcionais, emocionais e sociais através de experiências integradas, em multi pontos de contato.
E para se organizar para o futuro a consultoria traz cinco pontos fundamentais:
– Conecte o marketing com toda a companhia.
– Inspire todas as partes interessadas em torno de um objetivo.
– Assegure foco total nos indicadores chave e metas.
– Organize de forma a obter integração total.
– Construa capacitação para marketing na era digital.
Vamos evoluir, e muito, nos próximos anos. Prepare-se para a revolução 😉
Andrea Dietrich é gerente executiva de marketing da BRF
Compartilhe
Veja também
-
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
-
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
-
-
-